Desenvolvimento do plano de marketing da Biblioteca Pública Ney Pontes Duarte da cidade de Mossoró/RN

Auteurs-es

  • Rosa Milena dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso Universidade Federal de Sergipe
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Universidade Federal de Sergipe

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-16

Résumé

Para satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e promover seus serviços ofertados, a Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte da cidade de Mossoró/RN deve construir estratégias de marketing que culminem no maior relacionamento para com os usuários. O objetivo deste artigo é apresentar o diagnóstico desta unidade de informação, através da análise SWOT, mostrando suas diretrizes organizacionais, os pontos fracos e fortes, as oportunidades e as ameaças, analisando sua importância formativa e social para o desenvolvimento humano, com o intuito de construir um plano de marketing para essa unidade informacional. A metodologia compreendeu pesquisa descritiva, operacionalizada via pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que o plano de marketing proporciona melhor visão sobre a organização, fazendo com que sejam elaboradas estratégias que subsidiem tomadas de decisão e que supram demandas antevendo possíveis problemas organizacionais. Conclui-se que as áreas da Ciência da Informação e do marketing tendem a dialogarem entre si para proporcionar uma maior interação e satisfação para os usuários e o crescimento das duas áreas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosa Milena dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte .

Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003).Graduação em Pedagogia pela Clarentiano(2019). Professora de Museologia da Universidade Federal de Sergipe(2009). Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFS. Coordenadora do Laboratório de Museologia Aplicada-LABMUSAS e Líder do GEMPS.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação (2011); Especialista em Comunicação e Mídia Digital (2006) e Bacharel em comunicação social (2004) pela Universidade Tiradentes - UNIT. Professor permanente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Atualmente é Assessor de Comunicação e Eventos, além de Coordenador de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Socorro.Tem experiência nas áreas de competência informacional e Inclusão Digital; tecnologias aplicadas à educação; Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas e Marketing.

Téléchargements

Publié-e

2023-04-06

Comment citer

Santos, R. M. dos, Barroso, C. de A. V. C. ., & Paixão, P. B. S. . (2023). Desenvolvimento do plano de marketing da Biblioteca Pública Ney Pontes Duarte da cidade de Mossoró/RN. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–16. https://doi.org/10.28998/cirev.%y91-16

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles