Biblioteca digital no ensino básico nas escolas Colégio Técnico e Centro Pedagógico da UFMG, no período de pandemia Covid-19
o caso da plataforma de leitura Árvore
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16265Mots-clés :
biblioteca digital, biblioteca escolar, e-books, ensino remoto emergencialRésumé
O objetivo deste estudo foi avaliar os serviços e os benefícios proporcionados pela Biblioteca Digital Árvore de Livros, plataforma adotada pelos bibliotecários do Centro Pedagógico e do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, com a intenção de atender às demandas dessas instituições durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Conduzida no período de 2020 a 2021, a pesquisa, de natureza qualiquantitativa, utilizou relatórios da plataforma Árvore de Livros, entrevistas semiestruturadas com bibliotecários, professores e um responsável técnico da plataforma, além do contrato de aquisição. Este estudo possibilitou explorar, investigar e documentar a fonte de informação digital adotada em um contexto educacional desafiador. Embora tenham sido identificados resultados positivos no uso da Biblioteca Árvore, alguns questionamentos surgiram em relação à viabilidade e ao custo-benefício do investimento em períodos considerados normais. A pesquisa destacou a relevância da biblioteca escolar para o ensino básico e ressaltou a importância do papel do bibliotecário dentro das unidades de informação, especialmente na avaliação de produtos e serviços em situações específicas.
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