Representação de fotografias de arte sacra

aspectos simbólicos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16547

Mots-clés :

representação de imagens, indexação de fotografia, Patrimônio Histórico e Cultural

Résumé

A fotografia de arte sacra possui natureza documental, retratando dois tipos distintos de documento iconográfico: a fotografia e a obra retratada (referente ou trabalho representado). Esse tipo documental está no domínio das Artes e do Patrimônio Histórico e Cultural. Para a representação desse tipo documental, numa visão museológica, é preciso considerar os aspectos intrínsecos (representação descritiva), os extrínsecos (representação temática), as questões visuais, as subjetivas e as simbólicas. Embora sejam bens tangíveis, as esculturas sacras também possuem valores intangíveis (valores históricos, estéticos e devocionais). Tem como objetivo buscar na literatura insumos para verificar três elementos: a) Funções e atributos das esculturas sacras; b) metodologias de representação de imagens; c) representação dos aspectos simbólicos. Para tanto, a pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, utilizou a revisão bibliográfica narrativa e o método Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir de três categorias de análise. Os resultados demonstram a relevância da inclusão dos aspectos interpretativos e simbólicos na representação desse tipo documental. Apresenta-se uma proposta de metodologia que abarca todos os elementos considerados de modo exaustivo, assim como um exemplo de sua aplicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Aparecida Lemos Torres, Universidasde Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra em ​Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Projetos pelo Centro Universitário UNA. Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Servidora administrativa da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento  da Universidade Federal de Minas Gerais.

Références

AGUSTÍN LACRUZ, María Del Carmen. El análisis de contenido y la representación documen-tal de las imágenes pictóricas: una investigación desarrollada sobre los retratos de Francisco de Goya. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2010, Marília. Anais […] Marília: UNESP, 2010. p. 1-12. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/174721. Acesso em: 06 out. 2023.

AGUSTÍN-LACRUZ, María Del Carmen. Funciones retóricas en la fotografías publicitárias: un modelo de análisis orientado hacia la representacíon documental. Estudios de información, documentación y archivos, Madrid, p. 11-23, 2014.

ALBUQUERQUE, Ana Cristina de. Tratamento temático da informação e a documentação museológica: aspectos e reflexões referentes à classificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. p. 1-22. Disponível em: repositori-os.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/2808. Acesso em: 06 out. 2023.

ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da Ciência da Informa-ção em tempo e espaço digitais. Encontro Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 15, p. 18-40, jan./jun. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p18/5233. Acesso em: 06 out. 2023.

ALVES, Mônica Carneiro; VALERIO, Sergio Apelian. Manual para indexação de documentos fotográficos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: Referências. Rio de Janeiro, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLERY, Ginette. La mémoire photographique: étude de la classification des images et analy-se de leur contenu à l’aide de l’informatique. Bulletin interphotothèque, Paris, n. 41, p. 9-34, Numéro spécial sur l’analyse de l’image fixe, 1981.

BOCCATO, Vera Regina Casari; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Discutindo a análise docu-mental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivísti-ca e Documentação, Lisboa, v. 2, n.1, p. 84-100, 2006.

BRANDÃO, Antônio Jackson de Souza. Da iconologia à iconofotologia: uma mudança para-digmática. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, Ghrebh, v. 15, p. 13-32, 2011.

BRÄSCHER, Marisa; CAFÉ, Lígia. Organização da Informação ou Organização do Conheci-mento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo, Anais eletrônicos [...] São Paulo: USP, 2008. Disponível em: https://cmapspublic.ihmc.us/rid=1KR7TM7S9-S3HDKP-5STP/BRASCHER%20CAF%C3%89(2008)-1835.pdf. Acesso em: 06 out. 2023.

BUCKLAND, Michael K. Information as thing. Journal of the American Society for Infor-mation Science (JASIS), v. 45, n. 5, p.351-360, 1991.

BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Bauru: Educs, 2004.

CÂNDIDO, Maria Inez. Documentação Museológica. In: NASCIMENTO, Silvania Sousa; TO-LENTINO, Átila; CHAGAS, Mário (Coord.). Caderno de Diretrizes Museológicas. 2. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus, 2006. p. 34-79.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

COSTA, Rogério Vicente. Estudo sobre a iconografia de Nossa Senhora da Conceição e inventário das invocações de Nossa Senhora em Ouro Preto: a importância da Virgem Maria no culto Católico. 2009. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cul-tura e Arte Barroca) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentá-ria. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

ESTORNIOLO FILHO, José. A representação da imagem: indexação por conceito e por con-teúdo. 2004. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicação e Artes, ECA, Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2004.

FERREIRA, Sarah Lorenzon; SANTOS, Marcelo dos. Acervos de imagens fotográficas de obras de arte: desafios para sua criação e manutenção. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...] Belo Horizonte: Biblioteca Universitária, 2014.

FERREIRA, Sarah Lorenzon; SANTOS, Marcelo dos. Elementos da descrição de imagens de arte em ambiente eletrônico: considerações sobre o padrão VRA Core 4.0. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGADORES, 9.; ENCONTRO NACIONAL DE CATALOGADORES, 2., 2013, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013. Dispo-nível em: https://www.eca.usp.br/acervo/textos/002706812.pdf. Acesso em: 06 out. 2023.

FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Cadernos de Ensaios n. 2: estudos de museologia. Rio de Janeiro: Minc/Iphan, 1994.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural: Cadernos de pesquisa e documentação do IPHAN. 3. ed. Rio de Ja-neiro: IPHAN, COPEDOC, 2008.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. 2002. 231f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MANINI, Miriam Paula. Imagem, memória e informação: um tripé para o documento foto-gráfico. Domínios da Imagem, Londrina, v. 4, n. 8, p. 77-88, maio 2011.

MENSCH, P. V. Museus em movimento: uma estimulante visão dinâmica sobre inter-relação museologia-museus. Cadernos Museológicos, Rio de Janeiro, n. 1, 1987.

MINAS GERAIS (Governo do Estado). Patrimônio recuperado. 2014.

MORVILLE, P. Libraries at the crossroads of ubiquitous computing and the internet. Online, [S.l.], v. 29, n. 6, nov./dez 2005.

ORTEGA, C. D. Aspectos teóricos, procedimentais, normativos e pragmáticos como categori-as para uma epistemologia da organização da informação. In: DODEBEI, V.; GUIMARÃES, J. A. (Org.). Complexidade e organização do conhecimento: desafios do nosso século. Rio de Janeiro: ISKO-Brasil; FUNDEPE, 2013. Disponível em: https://isko.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Proceedings-ISKO-Brasil-2013.pdf. Acesso em: 06 out. 2023.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PEREIRA, Edilson Santos. O teatro da religião: a Semana Santa em Ouro Preto vista através de seus personagens. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphim. A semiótica da escultura. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 144-57, mar. 2018

PINELAS, Andreia. As dicotomias peso/leveza e forma/ideia na escultura: a desmateriali-zação progressiva do objeto artístico. 2015. 267f. Dissertação (Mestrado em Escultura) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.

RODRIGUES, Ana Carolina. Restauração de uma escultura sacra em madeira policromada, com ênfase no processo de limpeza. 2013. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradua-ção em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Escola de Belas Artes, Univer-sidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set./dez. 2007. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1167/1330. Acesso em: 19 maio 2023.

ROTHER, E. T. Revisão Sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Três paradigmas da imagem: gradações e misturas. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia Meialves de; BRITO, Yvana Carla Fechine de (Org.). Imagens técnicas. São Paulo: Hacker Editores, 1998. p. 167-178.

SANTOS, Alessandra de Souza; AZEVEDO, Dúnya Pinto. A fotografia-documento e a impor-tância de saberes especializados dos profissionais da informação para a memória. Informa-ção em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. Especial, p.141-158, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62659/196885. Acesso em: 19 maio 2023.

SANTOS, Andrea Gonçalves do; FERNANDES, Carmem Fromming; SANTOS, Verônica CoffyBi-lhalba. O Barroco no Brasil e as imagens devocionais em madeira: intervenção em uma imagem de roca. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, 15., 2017, Pelotas. Anais eletrôni-cos […] Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/11550/7390. Acesso em: 19 maio 2023.

SHATFORD LAYNE, Sara. Analyzing the subject of a picture: a theoretical approach. Catalo-ging & Classification Quarterly, New York, v. 6, n. 3, p. 39-62, 1986.

SIMIONATO, Ana Carolina; SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa. Modelo conceitual DILAM: integração entre arquivos, bibliotecas e museus. Informação e socieda-de: estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 63-73, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30902/18201. Acesso em: 19 maio 2023.

SMIT. Johanna. A representação da imagem. Informare: Caderno do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 28- 36, jul./dez. 1996.

SOARES, L. S. et al. Revisão de literatura: particularidades de cada tipo de estudo. Revista de Enfermagem da UFPI, [S.l.], v. 2, p. 14-8, 2013.

SOUZA, Cláudia Daniele de. A organização do conhecimento: estudo bibliométrico na base de dados ISI Web of Knowledge. Biblios, n. 51, p. 20-31, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/161/16128807002.pdf. Acesso em: 19 maio 2023.

TORRES, Adriana Aparecida Lemos. Metodologia para a representação de registro foto-gráfico de esculturas de arte sacra. 2019. 206f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Orga-nização do Conhecimento). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014a.

VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da Informação: atributos e recomen-dações para ambientes informacionais digitais. Informação e Tecnologia (ITEC), Marí-lia/João Pessoa, n. 1, v. 2, p. 42-58, jul./dez. 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/22099/12435. Acesso em: 19 maio 2023.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-29

Comment citer

Torres, A. A. L., & Maculan, B. C. M. dos S. (2024). Representação de fotografias de arte sacra: aspectos simbólicos . Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16547. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16547

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.