Análise bibliométrica na produção científica publicada em periódicos científicos no Brasil sobre Recursos Educacionais Abertos
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698Mots-clés :
Recursos Educacionais Abertos; REA; produção científica brasileira.Résumé
O tema Recursos Educacionais Abertos (REA) é discutido na academia, desde 2002, quando ocorreu o Congresso Mundial em Paris sobre o assunto. Neste evento, a UNESCO convocou governos a implementar políticas de educação aberta como incentivo e promoção dos REA. Objetiva apresentar um estudo bibliométrico da produção brasileira sobre o REA. A metodologia adotada encontra-se na abordagem qualiquantitativa e utiliza o estudo bibliométrico, por meio da técnica de análise de conteúdo, realizada com o levantamento de dados nas Bases de Dados Scopus e Web of Science. Como resultado, foi possível identificar 168 produções brasileiras sobre o REA, no período entre 1999 a 2022. Os dados foram utilizados para explorar aspectos relevantes desta produção científica, tais como: número de publicações no espaço de tempo entre 1999 a 2020; autores que mais produziram nesse período; titulação e atuação acadêmica dos autores que mais produziram; tipologia documental e área do conhecimento dessas produções. Espera-se, com este artigo, contribuir para fortificar a idealização do REA no âmbito nacional, assim como vigorar o movimento para que sejam planejadas políticas públicas na esfera educacional.
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