Práticas de inserção de trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias da UFRN

Auteurs-es

  • Kimberli Vitória Valões Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

Biblioteca Digital de Monografias. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Repositório Institucional. Organização da Informação – Repositórios Digitais Institucionais.

Résumé

Discorre sobre a organização e gestão da informação em repositórios institucionais de acesso aberto. Tem como objetivo relatar as práticas de arquivamento e organização dos trabalhos de conclusão de curso da coleção de Ciências Sociais Aplicadas na Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva especificamente apresentar a resolução da criação da Biblioteca Digital de Monografias dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas dessa instituição; descrever os procedimentos realizados para a inserção das monografias no sistema; apresentar sugestões de melhorias a serem implementadas nas práticas já realizadas nesse contexto. Utiliza em seu percurso metodológico pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa tendo como universo de estudo a coleção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas disponível nesse repositório. Conclui apresentando sugestões de melhorias para a organização, gestão e divulgação das produções científicas armazenadas na Biblioteca Digital em questão, através da indicação de ações, procedimentos e diretrizes que corroborem para essa finalidade. Destaca a importância da organização da informação e gestão nos repositórios digitais e evidencia que as sugestões de melhorias apresentadas no presente relato de experiência podem ser implementadas e/ou aperfeiçoadas em Repositórios Institucionais que adotam práticas semelhantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kimberli Vitória Valões Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela mesma instituição de ensino. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN).  

Références

CAMARGO, L. S. A.; VIDOTTI, S. A. B. G. Uma estratégia de avaliação em repositórios digitais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), 26., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: s.n, 2008. v. 15, p. 1-6. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/28541424/3560.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1508173262&Signature=iiMHiQhc0/xvsiVnFgYu4rAFbu4=&response-content-disposition=inline; filename=Uma_estrategia_de_avaliacao_em_repositor.pdf>. Acesso em: 16 out. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Sobre repositórios digitais. 201-. Disponível em: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao /repositorios-digitais>. Acesso em: 29 ago. 2017.

MASSON, S. M. Os repositórios digitais no âmbito da sociedade informacional. PRISMA.COM, [S. l.], v.1, n.7, p.105-152. Disponível em: < http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/679>. Acesso em: 15 out. 2017.

SANTÁREM SEGUNDO, J. E. Representação iterativa: um modelo para repositórios digitais. 2010. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília - Sp, Marília, 2010. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santaremsegundo_je_do_mar.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Resolução n° 054/2014-CONSEPE, 11 de março de 2014. Natal, RN: UFRN, 2014. Estabelece normas sobre a política institucional de informação do Repositório de Informação Acessível (RIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Disponível em: <https://ria.ufrn.br/jspui/documentos/resolucao_592010_consepe_riaufrn.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.

______. Resolução n° 062/2015-CONSEPE, de 05 de maio de 2015. Estabelece normas sobre a Política Institucional de Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN no que se refere a sua Biblioteca Digital de Monografias e outros produtos de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Especialização (BDM). Natal, RN: UFRN, 2015. Disponível em: <http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/documentos/Politica_de_informacao_da_BDM_UFRN.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.

______. Resolução n° 059/2010-CONSEPE, de 13 de abril de 2010. Estabelece normas sobre a Política Institucional de Informação Técnico Científica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN no que se refere ao seu Repositório Institucional (RI). Natal, RN: UFRN, 2010. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/documentos/resolucao_592010_consepe_riufrn.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-22

Comment citer

Carvalho, K. V. V., Santos, R. F. dos, & Vechiato, F. L. (2018). Práticas de inserção de trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias da UFRN. Ciência Da Informação Em Revista, 5(2), 141–152. Consulté à l’adresse https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5167

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência | Experience Reports

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.