Análise dos aspectos de confiabilidade do Repositório Digital Arquivístico Archivematica à luz da Resolução nº 43 do Conselho Nacional de Arquivos
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y7105-120Mots-clés :
Archivematica. Conselho Nacional de Arquivos. Repositório Arquivístico Digital Confiável. Resolução nº 43.Résumé
A preservação digital está cada vez mais presente nos sistemas de informação para lhes garantir longevidade, e assim, aos seus objetos digitais, promovendo confiabilidade à informação, seja ela nascida no ambiente virtual ou não. Normas e condutas são criadas no intuito de possibilitar o que chamamos de certificação de confiança aos repositórios, cujos elementos são basilares para a completeza de seu funcionamento. A Resolução nº 43 do Conselho Nacional de Arquivos, estabelece diretrizes para implementação de repositórios digitais confiáveis, que afinada ao software Archivematica compõem o foco desta pesquisa. Objetivamos analisar o Archivematica a partir das perspectivas arquivísticas dos requisitos da seção de Gerenciamento do documento digital da referida Resolução. Metodologicamente, utilizamos o método comparativo, propositura que serviu para expor o grau de compatibilidade entre essas duas variantes: Archivematica-Resolução nº 43. Apresenta também caráter descritivo, documental com abordagem qualitativa. De acordo com as análises realizadas na seção Gerenciamento do documental digital e seus tópicos, os resultados permitem afirmar que todos os requisitos foram contemplados pelo Archivematica, encontrando-se de acordo com o que prescreve a Resolução nº 43. Concluímos que as características e funcionalidades do Archivematica à luz da Resolução nº 43 foram cumpridas e todos os elementos da seção dessa diretriz se encontram previstos no software, daí poder-se caracterizá-lo como um Repositório Arquivístico Digital Confiável.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.