A contribuição bakhtiniana para a indexação de obras estético-literárias
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-14Parole chiave:
indexação, obras estético-literárias, Mikhail Bakhtin, indexação dialógica, ficção literáriaAbstract
O objetivo deste artigo é ponderar como as concepções da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, sobretudo o gênero do discurso e o dialogismo, podem contribuir para a indexação de obras estético-literárias. A exposição das concepções desse filósofo leva ao entendimento de que a obra estético-literária, assim como a científica, é um gênero, logo tem elementos que precisam serem considerados na leitura documentária para fins de representação. Baseada no dialogismo, aspecto inerente ao enunciado, propõe a indexação dialógica como forma de identificar e até selecionar assuntos para representar tais obras, propondo, dessa forma, outra maneira de pensar e praticar a indexação. A metodologia tem caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, realizada na forma de uma pesquisa bibliográfica e documental. Considera que qualquer obra estética é um enunciado concreto, e, para ser lida, interpretada e analisada, devem ser considerados os elementos que a constitui e o diálogo que estabelece com outros textos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.