Regime de informação e lutas de classes
reconstrução de um conceito à luz da crítica da economia política
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-14Parole chiave:
regime de informação, lutas de classe, crítica da economia política, Karl Marx, política de informaçãoAbstract
O presente artigo tem como principal objetivo propor uma reconstrução do conceito de regime de informação à luz da crítica da economia política de Karl Marx, autor que posiciona as lutas de classes no foco das relações sociais de produção e reprodução das condições materiais de existência humana na sociedade capitalista. Com base no método de revisão bibliográfica para fins de fundamentação teórico-epistemológica, o artigo demonstra que tanto Bernd Frohmann quanto Maria Nélida González de Gómez possuem reconhecida contribuição acadêmica por suas análises críticas no campo da Ciência da Informação, sendo a proposição (por Frohmann) e o desenvolvimento (por González de Gómez) do conceito de regime de informação um inquestionável exemplo. No entanto, a análise revela que os referenciais teóricos construtivistas e pós-estruturalistas de que autor e autora se valem para suas proposições apresentam certos entraves epistemológicos, passíveis de crítica e superação. Como resultado, o aporte dessa guinada epistemológica pretende contribuir para a compreensão do conceito de regime de informação, no âmbito das pesquisas em Ciência da Informação, como representação teórica do processo histórico das lutas de classes travadas no âmbito da produção e da circulação de informação.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.