Biblioteca Religiosa: um olhar sobre a Biblioteca do Seminário Nossa Senhora da Assunção
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y343-50Parole chiave:
Bibliotecas religiosas. Biblioteca do Seminário Nossa Senhora da Assunção. Biblioteca da antiguidade.Abstract
As bibliotecas ao longo dos séculos sempre desenvolveram o papel de guardiãs do conhecimento. Nesse sentido, este artigo descreve através de uma breve introdução, o surgimento das bibliotecas e sua importância ao longo dos séculos. Destaca as bibliotecas religiosas como uma das guardiãs da memória da humanidade e estabelece uma ligação com a Biblioteca do Seminário Nossa Senhora da Assunção, apresentando seu riquíssimo acervo acumulado desde a sua fundação em 1930. Apresenta o Seminário como a primeira Instituição a ministrar um curso de nível superior no Estado, demonstrando a sua importância para a formação educacional dos alagoanos. Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento para o trabalho de conclusão de curso que terá como objetivo geral “investigar se o acervo da biblioteca do Seminário atende as necessidades de seus usuários”. A pesquisa é de natureza descritiva, sob abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir de pesquisas bibliográficas. Conclui-se que as bibliotecas religiosas exercem grande fascínio por conservar traços da antiguidade, acumulando riquíssimos acervos que preservam o conhecimento registrado através das gerações.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.