AYA Biblioteca: investigação para a encontrabilidade da informação étnico-racial
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y8105-120Palavras-chave:
Relações raciais, Encontrabilidade da Informação, Informação étnico-racial.Resumo
Apresenta a AYA Biblioteca, do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da Universidade do Estado de Santa Catarina, como um ambiente informacional que promove a encontrabilidade da informação étnico-racial. Objetiva aplicar o checklist para avaliação do ambiente informacional digital da AYA Biblioteca, identificando os atributos da Encontrabilidade da Informação existentes e indicando sugestões para melhorias, na perspectiva do/a usuário/a. Para tanto utiliza uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, para a investigação de facilidades, dificuldades e possíveis otimizações quanto a encontrabilidade da informação étnico-racial na AYA Biblioteca. Relaciona, numa dimensão prática, os estudos em encontrabilidade da informação e os estudos das relações étnico-raciais. Mediante aplicação do checklist, sugere um olhar aos atributos: “folksonomia”, devido a variedade cultural, para a população negra e para a população indígena, gerando nuvem de tags proveniente da navegação social; “metadados”, o que engajaria o alcance dos materiais informacionais disponíveis por motores de busca; “wayfinding”, visto que o ambiente não gera marcadores de orientação espacial. Conclui que a AYA Biblioteca é um ambiente informacional digital que contribui para a visibilidade da população negra e da população indígena, tendo um papel favorável na agenda antirracista, podendo ser uma fonte de informação para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em instituições, conforme a Lei 10.639/2003. Para isso, é necessário adequar-se aos atributos de encontrabilidade da informação, principalmente a partir da criação de um vocabulário controlado, nuvem de tags e o uso de uma plataforma que permita a inserção de metadados.
Downloads
Referências
CAMPOS, Arthur Ferreira; OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de. Traçados teóricos sobre Informação e Pervasividade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 3, p. 448-461, 2020.
CAMPOS, Arthur Ferreira; VECHIATO, Fernando Luiz. Avaliação dos ambientes informacionais do Núcleo Temático da Seca e do Semiárido da UFRN (NUT-Seca) sob a ótica do wayfinding no contexto da Encontrabilidade da Informação. In: SILVA, F. C. G da; LIMA, G. dos Santos. (Org.). Bibliotecári@s Negr@s: informação, educação, empoderamento e mediações. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2019. p. 557-574.
CAMPOS, Arthur Ferreira; VECHIATO, Fernando Luiz. Construto para o conceito de wayfinding na Ciência da Informação. Informação & Informação, v. 25, n. 4, p. 549-573, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. São Paulo: Petrópolis: Vozes, 2009.
MORESI, E. (Org.). Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.
MORVILLE, Peter. Ambient Findability. Sebastopol: O'Reilly Media, 2005.
OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; AQUINO, Mirian de Albuquerque. O conceito de informação etnicorracial na ciência da informação. Liinc em revista, v. 8, n. 2, 2012.
OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de. Afrodescendência, memória e tecnologia: uma aplicação do conceito de informação etnicorracial ao projeto “A Cor da Cultura”. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da Biblioteconomia. Tradução de Tarcisio Zandone. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
ROA-MARTÍNEZ, Sandra Milena. Da information findability à image findability: aportes da polirrepresentação, recuperação e comportamento de busca. 2019. 235 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
VECHIATO, Fernando Luiz. Encontrabilidade da Informação: contributo para uma conceituação no campo da Ciência da Informação. 2013. 206 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
VECHIATO, Fernando Luiz; OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Arquitetura da informação pervasiva e encontrabilidade da informação: instrumento para a avaliação de ambientes informacionais híbridos. Informação & Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 47-65, 2016.
VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Encontrabilidade da informação. Coleção PROPG Digital: UNESP, 2014.
WEIRICH, Raquel; GASPARINI, Isabela; KEMCZINSKI, Avanilde. Análise de Log para Avaliação do Comportamento do Aluno em um Ambiente de EAD na Web. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2007. p. 510-519.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.