A competência informacional dos bibliotecários de referência de universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-17Palavras-chave:
competência informacional, serviço de referência, biblioteca universitária brasileiraResumo
O objetivo deste estudo é avaliar a competência informacional de bibliotecários de serviços de referência que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras. Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se do instrumento questionário para coletar dados com 40 bibliotecários de 40 bibliotecas universitárias no Brasil. As questões basearam-se nas diretrizes da American Library Association sobre competência informacional e na literatura científica. Os questionamentos foram realizados em perguntas fechadas de múltipla escolha ou utilizando-se da escala de Likert, abordando a capacidade do bibliotecário de referência, seu comportamento perante as fontes informacionais, habilidades na comunicação dos serviços, principais dificuldades dos usuários, treinamentos de usuários, interfaces de comunicação digital e avaliação desses serviços. O estudo revela um bibliotecário que se preocupa em desenvolver competências/habilidades ao longo da vida, preocupado em aprender tecnicamente e desenvolver habilidades para perceber o comportamento do utilizador de bibliotecas, focando nas dificuldades deles para encontrar a informação que deseja, nos treinamentos para torná-los autônomos, nas interfaces comunicacionais e na avaliação dos serviços ofertados pelas bibliotecas investigadas.
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