Biblioteca híbrida: o QR Code e o movimento booktuber como recursos de promoção da literatura
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y6126-139Palavras-chave:
Marketing em Bibliotecas. Incentivo à leitura. Marketing Digital. QR code em Bibliotecas.Resumo
Trata das possibilidades de interação entre o mundo literário físico e o virtual através do uso do QR Code como meio de hibridização de bibliotecas. Tem como objetivo geral refletir sobre a possibilidade de uso do QR code como ferramenta de hibridização da leitura em bibliotecas, conectando leitores a booktubers, e como objetivos específicos: a) discutir sobre a aplicação do Marketing Digital em Bibliotecas; b) caracterizar as interações entre o leitor prosumer e o movimento booktuber; e c) oferecer uma proposta de aplicação de QR code em bibliotecas. Aborda os conceitos de Marketing em Mídias Digitais, Marketing em Bibliotecas, Bibliotecas Híbridas, Tecnologias Móveis, QR Codes, Nativos Digitais e Booktubers. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quali-quantitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados questionário de perguntas abertas e fechadas, tendo como sujeitos de pesquisa os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFCE, campus Cedro. Os resultados obtidos apontam para o fato de que os sujeitos da pesquisa se utilizam da biblioteca e leem livros de literatura, porém, não conhecem ou tem pouca proximidade com termos como booktubers e Qr code. Propõe uma estratégia de hibridização de bibliotecas, utilizando-se da ferramenta QR code. Encerra afirmando que as bibliotecas podem se utilizar do QR code para criação de elos entre o mundo literário físico e sua manifestação virtual, como meio de incentivo à leitura, por meio do uso de estratégias de marketing em mídias digitais.
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