O estudo das trajetórias de atores e atrizes ainda é uma lacuna historiográfica?
apontamentos, possibilidades e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0014Palabras clave:
PALAVRAS-CHAVES: estudos biográficos; trajetórias artísticas; Fernanda Montenegro.Resumen
O objetivo deste artigo é refletir sobre a incipiência de estudos de dimensão biográfica referentes às trajetórias artísticas na historiografia brasileira, especialmente de atores e atrizes. Para isso, em um primeiro momento, apresento um mapeamento de pesquisas biográficas realizadas por historiadores nos últimos anos, a partir de um exercício de estado da arte/revisão bibliográfica de uma parcela dessa produção. Na sequência, referencio alguns dos poucos estudos de fôlego que, na História, investigaram percursos de atores e atrizes, e problematizo a lacuna que ainda existe em relação a esse tipo de abordagem. Em uma terceira parte, aponto algumas possibilidades e caminhos a serem desbravados por historiadores que, porventura, se interessem em estudar tais itinerários. Por fim, comento sobre as questões que tenho estudado em minha tese de doutorado – um trabalho em desenvolvimento que trata da trajetória artística de Fernanda Montenegro, e cujo objetivo é compreender o projeto autobiográfico empreendido pela atriz ao longo do tempo. Ao preocupar-se com a produção da memória artística, o trabalho se insere junto aos estudos biográficos e à história do tempo presente, operando nesta lacuna e contribuindo para uma ampliação de pesquisas sobre trajetórias artísticas no Brasil.
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