Narrativas docentes para a formação inicial e continuada

a história oral no estudo das trajetórias docentes

Autores

  • Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto UFRN
  • Samia Nascimento Sulaiman
  • Juniele Rabêlo de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0004

Palavras-chave:

Narrativas Docentes, História Oral, Formação Docente

Resumo

Este artigo discute as narrativas de história de vida e carreira de professores/as na formação docente. Recorremos aos procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, utilizando entrevistas gravadas, com o objetivo de refletir sobre o processo de construção, catalogação e uso das narrativas para a formação de professores/as. A partir da análise das fontes (literatura, documentos impressos e acervo de repositório de História Oral), tendo como eixo reflexivo as entrevistas com professores/as, realizadas em dois projetos (um de pesquisa e outro de extensão) foi possível problematizar o uso dessas fontes em cursos de Licenciatura e as repercussões educativas para o conjunto dos/as participantes. Argumentamos considerando a perspectiva dialógica da metodologia de História Oral e seu papel formativo em ambas as direções, contribuindo para quem narra (docentes) e também para quem escuta (licenciandos/as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, E.; ALMEIDA, J.; SILVA, M. Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p.158-181, 2019.

ANDRADE, E. ; ALMEIDA, J. REIS, J. ; COSTA, D. . Práticas de liberdade e desafios democráticos em educação: histórias de vida e formação docente em entrevistas públicas. In: PEREIRA, A. A. (Org.). Narrativas de (re)existência: antirracismo, história e educação. 1ed.Campinas: Editora Unicamp, 2022, v. 1, p. 291-316.

ANDRADE, João Maria Valença de [62 anos]. [mar. 2021] Entrevistadora: AUTOR(A). Natal (Rio Grande do Norte), 16 mar. 2021.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas, v. 1)

DELGADO, L. A. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FRISCH, M.. A história pública não é uma via de mão única, ou, De A Shared Authority à cozinha digital, e vice-versa. In: MAUAD, A. M.; ALMEIDA, J. R.; SANTHIAGO, R. (org.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J-F; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas.

Petrópolis: Vozes, 2008.

GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A.(org.) Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. São Paulo, Ed. Loyola, 1996.

NÓVOA, A. (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A.(org.) Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 2013.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

PRANTO, A. (2021). História da educação e os repositórios de história oral no Brasil. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 11(25), 441–458.

RODEGHERO, C. S.; GRINBERG, L.; FROTSCHER, M. (Org.). História oral e práticas educacionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 226 p.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50.

SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: Fundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, 1987.

TARDIF, M.. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do

saber docente. In: ______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Pereira de Medeiros Pranto, A. D., Nascimento Sulaiman, S., & Rabêlo de Almeida, J. (2023). Narrativas docentes para a formação inicial e continuada: a história oral no estudo das trajetórias docentes. Revista Crítica Histórica, 14(28), 45–61. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0004

Edição

Seção

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.