Uma cidade sob o signo das raças:

cotidiano e relações raciais no município de Delmiro Gouveia-AL (1980-2000)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0007

Palavras-chave:

Cidade, Relações Raciais, Delmiro Gouveia

Resumo

Este artigo problematiza a história do município de Delmiro Gouveia, no alto sertão de Alagoas, a partir das memórias e narrativas de professores de História, focando-se nas suas histórias de vida enquanto artefato para perceber as relações raciais que moldam a cultura local, as suas experiências sociais e subjetividades. Pretende-se compreender que táticas e estratégias são (re)construídas no jogo de poder em que pesam critérios raciais no cotidiano urbano durante as últimas décadas do século XX. A cidade é compreendida como cenário complexo e tenso; como palco de performances, disputas e conflitos onde reconstroem-se as dramatizações de identidades e relações de poder que constituem os códigos culturais e as relações sociais, políticas e econômicas que materializam as histórias de uma cidade com as raças, nas quais se produzem e cruzam valores, percepções, sensibilidades, projetos e práticas que afetam as subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Manoel da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020). Mestre em História Social da Cultura Regional pela UFRPE (2013). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP - 2011). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2009). Professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus Sertão). Fundador e Diretor do Equipamento Cultural da UFAL Grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé. Atua nos seguintes temas: Ensino de História, Cultura Afro-Brasileira, Saberes Docentes, Narrativas, Histórias de Vida, Experiência, Formação de Professores, Materiais, Metodologias e Prática de Ensino, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Patrimonial, História e Linguagem e Análise do Discurso.

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamira de. O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CHAUÍ, Marilena. Política Cultural. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FEITOSA, Edvaldo de Araújo. Água Branca: história e memória. Maceió: EDUFAL, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

__________. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FUNES, Neiza [et al]. Contribuições da história de vida e da autoconfrontação para a compreensão da atividade docente. In: PIZZI, Laura [et al]. (Orgs.). Trabalho docente: tensões e perspectivas. Maceió: EDUFAL, 2012.

GABRIEL, Carmen; MONTEIRO, Ana. Currículo de História e Narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: MONTEIRO, Ana [et al]. Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2014.

GOMES, Gustavo. Saberes e Narrativas Docentes: memórias e experiências do Ensino de História e cultura afro-brasileira no sertão alagoano. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostragem de domicílios: síntese de indicadores 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

JOSSO, Christine. Experiências de Vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

MORAES, Maria Thereza. Experiências e movimentos de subjetivação no percurso de formação: identidades, sentimentos e histórias. Revista Lugares da Educação, Bananeiras, v. 05, n. 10, 2015.

MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NASCIMENTO, Edvaldo. Delmiro Gouveia e a educação na Pedra. Brasília: Senado Federal, 2014.

NASCIMENTO, Lucas. Escola, Memória e Dor: jovens negros da educação básica de Delmiro Gouveia, AL (1990-2010). 2018. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia.

SCHWARCZ, Lília. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARZ, Lilia M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUZA, Carla. Transferir para modernizar: os feirantes e as relações capitalistas no alto sertão de Alagoas – Delmiro Gouveia (1980-1990). 2017. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia.

SOUZA, Jessé. A classe média no espelho. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Gomes, G. M. da S. (2023). Uma cidade sob o signo das raças:: cotidiano e relações raciais no município de Delmiro Gouveia-AL (1980-2000). Revista Crítica Histórica, 14(27), 119–152. https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0007

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.