Estrada de Ferro Central do Piauí:
a chegada da ferrovia ao município de Piripiri-PI (1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0015Palavras-chave:
História; Cidade; FerroviaResumo
O artigo objetiva analisar o processo de desenvolvimento urbano, social e demográfico da cidade de Piripiri-PI, nas décadas de 1930 a 1950, apontando como fator principal deste processo a chegada da Estrada de Ferro Central do Piauí. Este artigo também tem como objetivo perceber a participação dos trabalhadores da ferrovia dentro do contexto social da região meio-norte. Através das fontes coletadas durante este estudo, procura-se perceber o papel da ferrovia como impulsionador do desenvolvimento urbano, apontar outros fatores importantes que vão ajudar neste desenvolvimento e, por fim, perceber, em relação aos trabalhadores ferroviários, o papel desempenhados por estes como mão de obra barata e o silenciamento a respeito desta classe de trabalhadores tanto nos relatos da época, quanto em documentos oficiais. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter documental a partir da análise de fontes oficiais do Governo do Estado do Piauí, da Prefeitura Municipal de Piripiri e da Câmara Municipal de Piripiri, assim como de jornais piauienses que circularam no período. Para desenvolver esse estudo, mantivemos interlocução com estudos sobre ferrovias e cidades, entre os quais destacam-se os de Berman (2007), Ferreira (1981), Lanna (1986), Nascimento (2002), Rolnik (1988) e Santana (1972), entre outros.
Downloads
Referências
BRASIL. Anuário Estatístico do Brasil. Rio de janeiro: IBGE, 1940. v.
______. Anuário Estatístico do Brasil, Rio de janeiro, Gráfica IBGE, 1950.
______. Anuário Estatístico do Brasil, Rio de janeiro, Gráfica IBGE, 1960.
BERMANN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FERREIRA, Manoel Rodrigues. A Ferrovia do Diabo. São Paulo: Editora melhoramentos, 1981.
LANNA, Ana Lúcia Duarte. Uma cidade na transição-Santos:1870-1913. São Paulo: Editora HUCITEC, 1996.
MELO, Josemir Camilo de. Ferrovias Inglesas e mobilidade social no Nordeste (1850-1900). Campina Grande: Editora U.F.C.G. , 2008.
MELO, Cléa Rezende neves de. Memórias de Piripiri. Teresina, 1996.
NUNES, Maria Cecília. Trama e Poder: trajetória do republicano no Piauí (1870-1894). IN:
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Editora brasiliense, 1988.
SANTANA, Judith. Piripiri; Teresina: PMP, 1972.
SILVEIRA, Márcio Rogério. Estradas de ferro no Brasil: das primeiras construções às parcerias público-privadas.Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José de Arimatéa Ferreira, Claudia Cristina da Silva FontinelesEste trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.