Estrada de Ferro Central do Piauí:
a chegada da ferrovia ao município de Piripiri-PI (1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0015Keywords:
História; Cidade; FerroviaAbstract
O artigo objetiva analisar o processo de desenvolvimento urbano, social e demográfico da cidade de Piripiri-PI, nas décadas de 1930 a 1950, apontando como fator principal deste processo a chegada da Estrada de Ferro Central do Piauí. Este artigo também tem como objetivo perceber a participação dos trabalhadores da ferrovia dentro do contexto social da região meio-norte. Através das fontes coletadas durante este estudo, procura-se perceber o papel da ferrovia como impulsionador do desenvolvimento urbano, apontar outros fatores importantes que vão ajudar neste desenvolvimento e, por fim, perceber, em relação aos trabalhadores ferroviários, o papel desempenhados por estes como mão de obra barata e o silenciamento a respeito desta classe de trabalhadores tanto nos relatos da época, quanto em documentos oficiais. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter documental a partir da análise de fontes oficiais do Governo do Estado do Piauí, da Prefeitura Municipal de Piripiri e da Câmara Municipal de Piripiri, assim como de jornais piauienses que circularam no período. Para desenvolver esse estudo, mantivemos interlocução com estudos sobre ferrovias e cidades, entre os quais destacam-se os de Berman (2007), Ferreira (1981), Lanna (1986), Nascimento (2002), Rolnik (1988) e Santana (1972), entre outros.
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