Um convite às possibilidades de rememoração das crianças na relação com a cidade de Campo Mourão-PR

Autores

  • Maíra Wencel Ferreira Santos Unespar
  • Cyntia Simioni França Unespar

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0012

Palavras-chave:

memória; rememoração; Walter Benjamin.

Resumo

O presente artigo traz algumas produções desenvolvidas a partir da pesquisa de mestrado no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais. E as crianças produziram narrativas orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. Buscamos ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade e (re) elaborar os sentidos com relação as diversas culturas da cidade, compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e é atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades.

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Biografia do Autor

Maíra Wencel Ferreira Santos, Unespar

Mestra em Ensino de História pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão (2022). Especialista em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada em História pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão (2013). Atualmente é professora no Ensino Fundamental I pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão (PR).

Cyntia Simioni França, Unespar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em História Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do grupo de pesquisa Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória vinculado ao CMU (Centro de Memória-UNICAMP), Coordenadora do Grupo de Estudos Odisseia (UNESPAR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC - Faculdade de Educação-UNICAMP. Docente do programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do PROFHISTÓRIA UNESPAR e professora do curso de licenciatura em História. Coordenadora do GT/PR Ensino de História e Educação Coordenadora do Laboratório do Ensino de História na UNESPAR- LEHIS Coordenadora do Residência Pedagógica do curso de História na UNESPAR Dedico às seguintes temáticas: produção de conhecimentos históricos e educacionais, ensino de história, estágio curricular, livros didáticos, formação de professores, práticas de memórias e narrativas na interface com a História Pública. Coordenadora do projeto Temas sensíveis e controversos em sala de aula: Práticas formativas na educação básica sobre Direitos Humanos e reparação histórica da Universidade Sem Fronteiras USF. E-mail: cyntia.franca@unespar.edu.br

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Wencel Ferreira Santos, M., & Simioni França, C. . (2023). Um convite às possibilidades de rememoração das crianças na relação com a cidade de Campo Mourão-PR: . Revista Crítica Histórica, 14(28), 270–292. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0012

Edição

Seção

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

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