Um convite às possibilidades de rememoração das crianças na relação com a cidade de Campo Mourão-PR
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0012Palavras-chave:
memória; rememoração; Walter Benjamin.Resumo
O presente artigo traz algumas produções desenvolvidas a partir da pesquisa de mestrado no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais. E as crianças produziram narrativas orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. Buscamos ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade e (re) elaborar os sentidos com relação as diversas culturas da cidade, compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e é atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. br. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. “Paris, capital do século XIX”. In: KOTHE, Flávio R. Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1991, p. 44-122.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5° ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (obras escolhidas, vol. II).
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG/Imprensa Nacional do
estado de São Paulo, 2007.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2017.
CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Primaveras compartilhadas: (re)significando a docência na relação com cidade, memórias e linguagens. 2016. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2016.
FORTUNA, Cláudia Prado. GALZERANI, Maria Carolina B. Práticas de memória, tempo e ensino de História. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B. Campinas (Orgs). Memórias, sensibilidades e saberes. SP: Editora Alíneas, 2015.
FRANÇA, Cyntia Simoni. O canto da Odisseia e as narrativas docentes: dois mundos que dialogam na produção de conhecimento histórico-educacional. 2015. 346f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2015.
FRANÇA, Cyntia Simioni. Memória como meio de produção de conhecimentos históricos. Revista Memória em Rede, Pelotas, vº. 12, nº.23, 2020.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Por que um mundo todo nos detalhes do cotidiano? Revista
USP, n.15, p. 44-47, set-nov. 1992.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
GALZERANI. M. C. B. A produção de saberes históricos escolares: o lugar das memórias. In: FERREIRA. A. C; BEZERRA. H. G; LUCA. Tânia. Regina. De (Orgs). O historiador e seu tempo. São Paulo: Ed. UNESP, 2008, p. 223-235.
HADLER, Maria Sílvia Duarte. Cidade e ensino de História. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B (Orgs). Memórias, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Editora Alíneas, 2015.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de
Janeiro-RJ: Aeroplano, 2000A.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista brasileira de educação. Jan/Fev/Mar/Abr, n 19, 2002.
MIRANDA, Sonia; PAGÈS, Joan. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: MIRANDA, Sonia; SIMAN, Lana (Org.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. p. 59-92.
PAIM, E. A. LUÍS, SOLANGE. Decolonizando tempos, espaços, memórias e experiências educativas na província de Huía – Angola: Narrativas sobre escolas. Revista Africa[s]. Vol. 7, Nº. 13, 2020.
RICOUER, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas-SP: Editora da
Unicamp, 2007.
SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia. (orgs.). Memória e (re)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. p. 37-58.
SCHMIDT, Benito Bisso. Entre a filosofia e a sociologia: matrizes teóricas das discussões atuais sobre história e memória. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 1, p. 85-97, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maíra Santos; Cyntia FrançaEste trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.