An invitation to the possibilities of remembrance: the city as a stage

Authors

  • Maíra Wencel Ferreira Santos Unespar
  • Cyntia Simioni França Unespar

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0012

Keywords:

memória; rememoração; Walter Benjamin.

Abstract

This article brings some productions developed from the ... research carried out in ....., in the municipality of..., with children in the 4th year of Elementary School I. The objective was to encourage children to narrate how they relate to the city and which experiences are lived in collective spaces, in order to expand children's notions of space-time in and with the city. In addition, the intention was to (re)elaborate the meanings in relation to the different cultures of the city, understanding that the city is formed by different plots, conflicts, crossed by multiple temporalities and sensibilities. For this, the memories were worked on in Benjaminian remembrance practices, through the children's relationships with the places in the city, which was possible with poems, fragments of memories, images, personal documents and from that, the children produced oral narratives, written and visual. With the narratives, monads were produced, Benjamin's theoretical-methodological contribution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maíra Wencel Ferreira Santos, Unespar

Mestra em Ensino de História pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão (2022). Especialista em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada em História pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão (2013). Atualmente é professora no Ensino Fundamental I pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão (PR).

Cyntia Simioni França, Unespar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em História Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do grupo de pesquisa Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória vinculado ao CMU (Centro de Memória-UNICAMP), Coordenadora do Grupo de Estudos Odisseia (UNESPAR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC - Faculdade de Educação-UNICAMP. Docente do programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do PROFHISTÓRIA UNESPAR e professora do curso de licenciatura em História. Coordenadora do GT/PR Ensino de História e Educação Coordenadora do Laboratório do Ensino de História na UNESPAR- LEHIS Coordenadora do Residência Pedagógica do curso de História na UNESPAR Dedico às seguintes temáticas: produção de conhecimentos históricos e educacionais, ensino de história, estágio curricular, livros didáticos, formação de professores, práticas de memórias e narrativas na interface com a História Pública. Coordenadora do projeto Temas sensíveis e controversos em sala de aula: Práticas formativas na educação básica sobre Direitos Humanos e reparação histórica da Universidade Sem Fronteiras USF. E-mail: cyntia.franca@unespar.edu.br

References

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. br. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. “Paris, capital do século XIX”. In: KOTHE, Flávio R. Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1991, p. 44-122.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5° ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (obras escolhidas, vol. II).

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG/Imprensa Nacional do

estado de São Paulo, 2007.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2017.

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Primaveras compartilhadas: (re)significando a docência na relação com cidade, memórias e linguagens. 2016. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2016.

FORTUNA, Cláudia Prado. GALZERANI, Maria Carolina B. Práticas de memória, tempo e ensino de História. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B. Campinas (Orgs). Memórias, sensibilidades e saberes. SP: Editora Alíneas, 2015.

FRANÇA, Cyntia Simoni. O canto da Odisseia e as narrativas docentes: dois mundos que dialogam na produção de conhecimento histórico-educacional. 2015. 346f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2015.

FRANÇA, Cyntia Simioni. Memória como meio de produção de conhecimentos históricos. Revista Memória em Rede, Pelotas, vº. 12, nº.23, 2020.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Por que um mundo todo nos detalhes do cotidiano? Revista

USP, n.15, p. 44-47, set-nov. 1992.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

GALZERANI. M. C. B. A produção de saberes históricos escolares: o lugar das memórias. In: FERREIRA. A. C; BEZERRA. H. G; LUCA. Tânia. Regina. De (Orgs). O historiador e seu tempo. São Paulo: Ed. UNESP, 2008, p. 223-235.

HADLER, Maria Sílvia Duarte. Cidade e ensino de História. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B (Orgs). Memórias, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Editora Alíneas, 2015.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de

Janeiro-RJ: Aeroplano, 2000A.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista brasileira de educação. Jan/Fev/Mar/Abr, n 19, 2002.

MIRANDA, Sonia; PAGÈS, Joan. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: MIRANDA, Sonia; SIMAN, Lana (Org.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. p. 59-92.

PAIM, E. A. LUÍS, SOLANGE. Decolonizando tempos, espaços, memórias e experiências educativas na província de Huía – Angola: Narrativas sobre escolas. Revista Africa[s]. Vol. 7, Nº. 13, 2020.

RICOUER, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas-SP: Editora da

Unicamp, 2007.

SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia. (orgs.). Memória e (re)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. p. 37-58.

SCHMIDT, Benito Bisso. Entre a filosofia e a sociologia: matrizes teóricas das discussões atuais sobre história e memória. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 1, p. 85-97, 2006.

Published

2023-12-20

How to Cite

Wencel Ferreira Santos, M., & Simioni França, C. (2023). An invitation to the possibilities of remembrance: the city as a stage: . Revista Crítica Histórica, 14(28), 270–292. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0012

Issue

Section

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.