Um convite às possibilidades de rememoração das crianças na relação com a cidade de Campo Mourão-PR
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0012Palabras clave:
memória; rememoração; Walter Benjamin.Resumen
O presente artigo traz algumas produções desenvolvidas a partir da pesquisa de mestrado no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais. E as crianças produziram narrativas orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. Buscamos ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade e (re) elaborar os sentidos com relação as diversas culturas da cidade, compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e é atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades.
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