A cidade de Olinda como sala de aula:
o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Patrimônio Histórico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0009Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, Patrimônio Histórico, EducaçãoResumo
Apresentamos experiência de uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como facilitadoras do Ensino de História e Artes com a temática escolar sobre o Patrimônio Histórico no colégio Imaculado Coração de Maria na cidade de Olinda em Pernambuco. A pesquisa abordou o conceito de Patrimônio Histórico e representação cultural através de uma atividade pedagógica que envolveu a criação de HQs pelos estudantes, usando a linguagem dos quadrinhos como potencializadora no processo de Ensino e Aprendizagem Histórica. Através da experiência de construção de fanzine com estudantes do ensino Fundamental II, percebemos que a produção de HQs como atividade pedagógica foi eficaz na aprendizagem, compreensão e produção de sentindo histórico em relação ao Patrimônio Histórico e Cultural de Olinda.
Downloads
Referências
ANJOS JR, M.; MORAIS, J.V. Picasso ‘visita’ o Recife: a exposição da Escola de Paris em março de 1930. Estudos Avançados, 1998, p. 313-335.
ARGAN, G. C. (1988-1992). Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARRETO, J.; LIRA, F. Pesquisa histórica como aporte metodológico naatualização da legislação de proteção Federal do Sítio Histórico de Olinda – PE. Oinda: CECI, 2009.
BARROS, J D.’A. A imaginação da cidade na história e nas ciências sociais: da leitura institucional às abordagens complexas. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 4, n. 1, p. 213-240, 2012.
BARTHES, R. Semiótica e urbanismo. In: BARTHES, R. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BORRE, L. As imagens que invadem as salas de aula. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
CAIMI, F. E; CASSOL, F. M.. Pesquisando sítios arqueológicos: história e patrimônio na sala de aula. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 2, n. 2, p. 278-295, 2012.
CATROGA, F. Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto, 2001.
CRIVELLO, M.. Usages publics et mises en spectacle de l'histoire dans la France contemporaine: contrastes mémoriels. Cahier d'histoire immediate, n. 43, p. 7-20, 2013.
FREYRE, G. Manifesto regionalista. 7.ed. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1996, p.47-75.
GOMBRICH, E.H. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
GOODSON, I. Historiando o eu: a política-vida e o estudo da vida e do trabalho do professor. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.), 2013.
HOBSBANW, E.; RANGER, T. A Invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN; Museu Imperial, 1999.
LE GOFF, J. História & Memória.Campinas – SP: Ed. Unicamp, 2013.
LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa1. Educar em Revista, p. 107-146, 2016.
MAGALHÃES, H. O que é Fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MCCLOUD, S. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
MIRANDA, Sonia; PAGÈS, Joan. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: Cidade, Memória e Educaçâo. 2013.
PACHECO, R. de A. Ensinar aprendendo: a práxis pedagógica do ensino por projetos no ensino fundamental. Percursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 19-40, jul./dez. 2007.
PELEGRINI, S.; FUNARI, P. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2013.
SCHWARCZ, L. M.; SPACCA. D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). São Paulo: Cia das Letras, 2007.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cultura histórica e aprendizagem histórica. Revista Nupem, v. 6, n. 10, p. 31-50, 2014.
SPIEGELMAN, A. Maus: a história de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
VERGUEIRO, W. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015.
ZANIRATO, S. H. Usos sociais do patrimônio cultural e natural. Patrimônio e Memória, v. 5, n. 1, p. 137-152, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fábio Paiva, Arnaldo Szlachta, Wilson ChiarelliEste trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.