A cidade de Olinda como sala de aula:

o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Patrimônio Histórico

Autores

  • Fábio Paiva UFPE
  • Arnaldo Szlachta UFPE
  • Wilson Chiarelli UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0009

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, Patrimônio Histórico, Educação

Resumo

Apresentamos experiência de uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como facilitadoras do Ensino de História e Artes com a temática escolar sobre o Patrimônio Histórico no colégio Imaculado Coração de Maria na cidade de Olinda em Pernambuco. A pesquisa abordou o conceito de Patrimônio Histórico e representação cultural através de uma atividade pedagógica que envolveu a criação de HQs pelos estudantes, usando a linguagem dos quadrinhos como potencializadora no processo de Ensino e Aprendizagem Histórica.  Através da experiência de construção de fanzine com estudantes do ensino Fundamental II, percebemos que a produção de HQs como atividade pedagógica foi eficaz na aprendizagem, compreensão e produção de sentindo histórico em relação ao   Patrimônio Histórico e Cultural de Olinda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Paiva, UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Docente do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFPE . Líder do Grupo de Pesquisas em Educação e Histórias em Quadrinhos - UFPE/ CNPq.

Arnaldo Szlachta, UFPE

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, Docente do Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da UFPE, Docente do Programa de Pós-Graduação em História PPGH/UFPE e do Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória/ UFPE. Coordenador do LAEH/UFPE -Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4661859185167472; ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5839-8224; e-mail: arnaldo.szlachta@ufpe.br. Membro do grupo de pesquisa: Saberes Históricos, Teoria, Ensino e Mídias.

Wilson Chiarelli, UNINASSAU

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau - PE, Membro do Grupo de Pesquisas em Educação e Histórias em Quadrinhos - UFPE/CNPq

Referências

ANJOS JR, M.; MORAIS, J.V. Picasso ‘visita’ o Recife: a exposição da Escola de Paris em março de 1930. Estudos Avançados, 1998, p. 313-335.

ARGAN, G. C. (1988-1992). Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARRETO, J.; LIRA, F. Pesquisa histórica como aporte metodológico naatualização da legislação de proteção Federal do Sítio Histórico de Olinda – PE. Oinda: CECI, 2009.

BARROS, J D.’A. A imaginação da cidade na história e nas ciências sociais: da leitura institucional às abordagens complexas. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 4, n. 1, p. 213-240, 2012.

BARTHES, R. Semiótica e urbanismo. In: BARTHES, R. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BORRE, L. As imagens que invadem as salas de aula. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.

CAIMI, F. E; CASSOL, F. M.. Pesquisando sítios arqueológicos: história e patrimônio na sala de aula. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 2, n. 2, p. 278-295, 2012.

CATROGA, F. Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto, 2001.

CRIVELLO, M.. Usages publics et mises en spectacle de l'histoire dans la France contemporaine: contrastes mémoriels. Cahier d'histoire immediate, n. 43, p. 7-20, 2013.

FREYRE, G. Manifesto regionalista. 7.ed. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1996, p.47-75.

GOMBRICH, E.H. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GOODSON, I. Historiando o eu: a política-vida e o estudo da vida e do trabalho do professor. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.), 2013.

HOBSBANW, E.; RANGER, T. A Invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN; Museu Imperial, 1999.

LE GOFF, J. História & Memória.Campinas – SP: Ed. Unicamp, 2013.

LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa1. Educar em Revista, p. 107-146, 2016.

MAGALHÃES, H. O que é Fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MCCLOUD, S. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.

MIRANDA, Sonia; PAGÈS, Joan. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: Cidade, Memória e Educaçâo. 2013.

PACHECO, R. de A. Ensinar aprendendo: a práxis pedagógica do ensino por projetos no ensino fundamental. Percursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 19-40, jul./dez. 2007.

PELEGRINI, S.; FUNARI, P. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2013.

SCHWARCZ, L. M.; SPACCA. D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). São Paulo: Cia das Letras, 2007.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cultura histórica e aprendizagem histórica. Revista Nupem, v. 6, n. 10, p. 31-50, 2014.

SPIEGELMAN, A. Maus: a história de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

VERGUEIRO, W. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015.

ZANIRATO, S. H. Usos sociais do patrimônio cultural e natural. Patrimônio e Memória, v. 5, n. 1, p. 137-152, 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

da Silva Paiva, F., Martin Szlachta, A. ., & Chiarelli Júnior, W. R. (2023). A cidade de Olinda como sala de aula: : o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Patrimônio Histórico. Revista Crítica Histórica, 14(27), 173–197. https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0009

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.