A cidade de Olinda como sala de aula:
o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Patrimônio Histórico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0009Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, Patrimônio Histórico, EducaçãoResumen
Apresentamos experiência de uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como facilitadoras do Ensino de História e Artes com a temática escolar sobre o Patrimônio Histórico no colégio Imaculado Coração de Maria na cidade de Olinda em Pernambuco. A pesquisa abordou o conceito de Patrimônio Histórico e representação cultural através de uma atividade pedagógica que envolveu a criação de HQs pelos estudantes, usando a linguagem dos quadrinhos como potencializadora no processo de Ensino e Aprendizagem Histórica. Através da experiência de construção de fanzine com estudantes do ensino Fundamental II, percebemos que a produção de HQs como atividade pedagógica foi eficaz na aprendizagem, compreensão e produção de sentindo histórico em relação ao Patrimônio Histórico e Cultural de Olinda.
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