A cidade de Olinda como sala de aula:
o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Patrimônio Histórico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0009Keywords:
Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, Patrimônio Histórico, EducaçãoAbstract
This is paper, present an experience of using Comics (HQs) as facilitators for History Educacion and Arts Educacion, focusing on the theme of Historical Heritage in the Imaculado Coração de Maria School in the city of Olinda, Pernambuco, in the northeastern region of Brazil. The research addressed the concept of Historical Heritage and cultural representation through a pedagogical activity that involved the creation of Comics by students, using the language of comics to enhance the process of Teaching and Learning History. Through the experience of creating a fanzine with students from the middle school, it was evident that the production of Comics as a pedagogical activity was effective in learning, understanding, and generating historical meaning in relation to the Historical and Cultural Heritage of Olinda.
Downloads
References
ANJOS JR, M.; MORAIS, J.V. Picasso ‘visita’ o Recife: a exposição da Escola de Paris em março de 1930. Estudos Avançados, 1998, p. 313-335.
ARGAN, G. C. (1988-1992). Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARRETO, J.; LIRA, F. Pesquisa histórica como aporte metodológico naatualização da legislação de proteção Federal do Sítio Histórico de Olinda – PE. Oinda: CECI, 2009.
BARROS, J D.’A. A imaginação da cidade na história e nas ciências sociais: da leitura institucional às abordagens complexas. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 4, n. 1, p. 213-240, 2012.
BARTHES, R. Semiótica e urbanismo. In: BARTHES, R. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BORRE, L. As imagens que invadem as salas de aula. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
CAIMI, F. E; CASSOL, F. M.. Pesquisando sítios arqueológicos: história e patrimônio na sala de aula. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 2, n. 2, p. 278-295, 2012.
CATROGA, F. Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto, 2001.
CRIVELLO, M.. Usages publics et mises en spectacle de l'histoire dans la France contemporaine: contrastes mémoriels. Cahier d'histoire immediate, n. 43, p. 7-20, 2013.
FREYRE, G. Manifesto regionalista. 7.ed. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1996, p.47-75.
GOMBRICH, E.H. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
GOODSON, I. Historiando o eu: a política-vida e o estudo da vida e do trabalho do professor. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.), 2013.
HOBSBANW, E.; RANGER, T. A Invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN; Museu Imperial, 1999.
LE GOFF, J. História & Memória.Campinas – SP: Ed. Unicamp, 2013.
LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa1. Educar em Revista, p. 107-146, 2016.
MAGALHÃES, H. O que é Fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MCCLOUD, S. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
MIRANDA, Sonia; PAGÈS, Joan. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: Cidade, Memória e Educaçâo. 2013.
PACHECO, R. de A. Ensinar aprendendo: a práxis pedagógica do ensino por projetos no ensino fundamental. Percursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 19-40, jul./dez. 2007.
PELEGRINI, S.; FUNARI, P. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2013.
SCHWARCZ, L. M.; SPACCA. D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). São Paulo: Cia das Letras, 2007.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cultura histórica e aprendizagem histórica. Revista Nupem, v. 6, n. 10, p. 31-50, 2014.
SPIEGELMAN, A. Maus: a história de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
VERGUEIRO, W. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015.
ZANIRATO, S. H. Usos sociais do patrimônio cultural e natural. Patrimônio e Memória, v. 5, n. 1, p. 137-152, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fábio Paiva, Arnaldo Szlachta, Wilson ChiarelliEste trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.