Narrativas didácticas para la educación inicial y continua: la historia oral en el estudio de las trayectorias docentes
a história oral no estudo das trajetórias docentes
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0004Palabras clave:
Narrativas Docentes, História Oral, Formação DocenteResumen
Este artigo discute as narrativas de história de vida e carreira de professores/as na formação docente. Recorremos aos procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, utilizando entrevistas gravadas, com o objetivo de refletir sobre o processo de construção, catalogação e uso das narrativas para a formação de professores/as. A partir da análise das fontes (literatura, documentos impressos e acervo de repositório de História Oral), tendo como eixo reflexivo as entrevistas com professores/as, realizadas em dois projetos (um de pesquisa e outro de extensão) foi possível problematizar o uso dessas fontes em cursos de Licenciatura e as repercussões educativas para o conjunto dos/as participantes. Argumentamos considerando a perspectiva dialógica da metodologia de História Oral e seu papel formativo em ambas as direções, contribuindo para quem narra (docentes) e também para quem escuta (licenciandos/as).
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