Biografias e narrativas (auto) biográficas docentes
apontamentos para/sobre a produção historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0003Palavras-chave:
Biografias. Narrativas (auto) biográficas de professores. Escrita da história.Resumo
O presente artigo se debruça na temática do uso das biografias e das narrativas (auto) biográficas de professores no desenvolvimento da pesquisa e da ciência histórica. Para tanto, o objetivo do texto foi de compreender e analisar as narrativas de uma professora de História da educação básica acerca suas trajetórias de vida, de formação e de trabalho. Neste sentido, serão apresentadas as disposições acerca da biografia na História, bem como, posteriormente os apontamentos teóricos das (auto) biografias docentes e, por fim, a apresentação das narrativas da professora sujeita do texto com análises. Desta forma, os pontos de toque e de distanciamento entre os trabalhos do biógrafo e do historiador, como, o potencial das narrativas (auto) biográficas foram destacados, marcando os professores, para o devido protagonismo no campo historiográfico.
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