Biografias e narrativas (auto) biográficas docentes

apontamentos para/sobre a produção historiográfica

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Sem afiliação

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0003

Palavras-chave:

Biografias. Narrativas (auto) biográficas de professores. Escrita da história.

Resumo

O presente artigo se debruça na temática do uso das biografias e das narrativas (auto) biográficas de professores no desenvolvimento da pesquisa e da ciência histórica. Para tanto, o objetivo do texto foi de compreender e analisar as narrativas de uma professora de História da educação básica acerca suas trajetórias de vida, de formação e de trabalho. Neste sentido, serão apresentadas as disposições acerca da biografia na História, bem como, posteriormente os apontamentos teóricos das (auto) biografias docentes e, por fim, a apresentação das narrativas da professora sujeita do texto com análises. Desta forma, os pontos de toque e de distanciamento entre os trabalhos do biógrafo e do historiador, como, o potencial das narrativas (auto) biográficas foram destacados, marcando os professores, para o devido protagonismo no campo historiográfico.

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Sem afiliação

Licenciado em História e Mestre em Educação (UFV). Especialista em Docência na Educação Básica (IFMG) e em Docência e Prática de Ensino em História (UniAmérica/Faculdade Descomplica). Atualmente cursa Pedagogia (UENF). 

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Corrêa Derossi, C. (2023). Biografias e narrativas (auto) biográficas docentes: apontamentos para/sobre a produção historiográfica. Revista Crítica Histórica, 14(28), 11–44. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0003

Edição

Seção

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

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