Sobre a Revista

Foco e Escopo

Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. As modalidades de trabalhos aceitas são as seguintes: Artigos, Debates, Entrevistas, Resenhas e Resumos de Dissertações e Teses. Os números da revista não são temáticos, funcionando na forma de fluxo contínuo de submissão  de artigos relacionados à temática geral do campo educacional. Todavia, podem existir dossiês temáticos, mediante proposta e justificativa que guardem plausibilidade com as áreas aqui trabalhadas, ficando a cargo da equipe editorial aprovar ou rejeitar a proposta dos aludidos dossiês

A revista Debates em Educação publica apenas artigos que sejam emanados de, no máximo 3 autores conjuntamente, e desde que, pelo menos um/a do/as autore/as possuam titulação de doutorado.

Merece destacar que, visando minimizar a endogenia do periódico, serão buscadas formas de garantir uma maior veiculação de manuscritos de outros estados e/ou países, reservando-se a esta revista o direito de assegurar um limite de manuscritos de pesquisadore(a)s de Alagoas, que não ultrapasse o montante de 10% dos trabalhos totais publicados por ano.

Esclarece-se, ainda, que intencionando uma veiculação mais ampla e diversificada de manuscritos, deve-se observar o prazo de um ano de interstício para publicação de artigos de um(a) mesmo(a) autor(a) na revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais serão avaliados por dois pareceristas, podendo ser membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas ad hoc, indicados pela Comissão Editorial. Havendo discrepância, será solicitado o parecer de um terceiro avaliador. Será garantido o anonimato dos autores e avaliadores.

Os pareceres permitem três possibilidades: aceitação integral; aceitação parcial com reformulações e recusa integral. Os autores acompanharão o processo de avaliação no site da revista.

Serão considerados pelos avaliadores, os seguintes aspectos: atendimento às normas de redação e publicação, atualidade e relevância do tema, originalidade, consistência científica e atendimento às normas éticas. Opiniões e conceitos contidos nos trabalhos, bem como a adequação das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do Editor e do Conselho Editorial da revista.

O tempo de avaliação dependerá do fluxo de submissões e demandas/disponibilidade dos/as pareceristas ad hoc e conselho editorial. Também destacamos que, ao submeter o artigo, o/a autor/a com titulação de doutorado poderá ser convocado para emissão de parecer para outro artigo da revista.

Uma vez aceito para publicação, não será mais permitido fazer quaisquer modificações no texto, ressaltando-se que a quebra de anonimato, em qualquer modalidade, pode ser motivo de exclusão da submissão, tendo os/as autores/as que realizarem nova submissão.

Periodicidade

A partir de 2023, a revista Debates em Educação passa a realizar a publicação contínua.

A política editorial da revista continua publicando dossiê temático e artigos de fluxo contínuo.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 
 

Política anti-plágio

Antes de enviar as submissões aos avaliadores no âmbito do sistema Double-Blind Peer Review, os editores da revista Debates em Educação submetem os artigos ao programa anti-plágio CopySpider. Os autores devem garantir a originalidade dos textos e caso utilizem obras de outros autores que elas sejam devidamente citadas e referenciadas.

Política de taxas

A revista Debates em Educação é de acesso gratuito e não cobra taxas dos autores para as submissões dos artigos, para as avaliações e para a publicação dos textos aprovados.

Histórico da revista

A Revista Debates em Educação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do CEDU/UFAL, resultado da necessidade do PPGE ter uma revista própria, mas também de atender a uma política da CAPES. À época, o colegiado do PPGE tomou a decisão que, em virtude da redução de verbas, a revista deveria ser totalmente online, seguindo uma tendência no campo da editoração de revistas científicas. O CEDU mantinha uma revista impressa chamada “Revista Educação”, que foi extinta a partir de então.

O nome “Debates em Educação” foi decidido junto ao Conselho do PPGE, aprovado por unanimidade, ficando alocada no site http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/index.

O primeiro volume da revista foi publicado no primeiro semestre de 1999, já com ISSN e alocado na Plataforma SEER UFAL. Ainda em 1999, foi solicitada ficha de catalogação à Biblioteca da UFAL.

A revista modificou a periodicidade para quadrimestral, criou template, política antiplágio, ampliação da quantidade de artigos publicados, indexação da revista em outras bases, ingresso no sistema DOI, garantia de ampla diversidade institucional dos autores, publicação de autores estrangeiros, revisão de língua materna e estrangeira profissional e conta com serviços profissionais de secretaria.

A Comissão Editorial, ao longo deste período de sua implantação on line, já contou com a participação de diversos docentes que compõem o colegiado do PPGE/UFAL.

A  revista foi bem avaliada obtendo A2 no período 2017-2020.

A partir de 2023, a revista passou assumir a publicação contínua. Toda política editorial da revista é aberta ao público e ficou decidido que seria gratuita.

Sponsors

A Revista Debates em Educação foi contemplada com o Edital Fapeal Nº 02/2022 -  Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.