Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho deve ser original e inédito e não deve estar sendo submetido para publicação em outra revista, devendo, inclusive, o autor, no ato de submissão, assinar declaração de ciência de tal condição, sob pena de, infringindo tal regra ética, não ser aceita mais qualquer submissão do mesmo, como autor e/ou co-autor ao periódico em comento;
  • O número máximo de autore(a)s por manuscrito não pode ser superior a três, ressaltando-se, por oportuno, que pelo menos um do(a)s autores possuam a titulação de doutorado;
  • Os arquivos para submissão do trabalho devem estar baseados no template com e sem identificação (Microsoft Word) e ter tamanho inferior a 5 Mb;

  • Se a submissão é destinada à seção "Artigos" ou "Debates", deve estar acompanhada de título, resumo (mínimo de 250 e no máximo 260 caracteres com espaço) e ter três palavras-chave, estabelecendo-se a necessidade de que o resumo seja apresentado em três idiomas diferentes, quais sejam: português, inglês ou francês e espanhol;
  • No caso de Artigos e Debates , ter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, com as Referências. As Entrevistas devem ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas;
  • Se a submissão for destinada à seção Resenhas deve ter no máximo 6 páginas e conter todas as informações bibliográficas que permitam a identificação da obra comentada;
  • O trabalho deve estar redigido em espaço 1,5; em fonte tamanho 12; sem o uso de sublinhado (exceto nos endereços URL). As figuras e tabelas, se existirem, devem constar no corpo do texto (e não no final);
  • As abreviações e siglas devem estar indicadas da seguinte forma: Ex. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A partir da segunda indicação, usar apenas a sigla.
  • Notas de rodapé devem ser usadas apenas quando for realmente necessário e devem fazer parte da página onde foi empregada e não no final do texto;
  • Citações de autores no corpo do texto devem ser empregadas das seguintes formas: Ex.: (SILVA, 2002), Silva (2002), Silva (2002, p. 257). Diferentes títulos do mesmo autor que estejam publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados com uma letra depois da data. Ex. Silva (2002a). Notar que o sobrenome do autor deve estar em letra minúscula quando está inserido no corpo do texto e maiúscula quando está entre parêntesis;
  • As citações que contiverem até 3 linhas devem permanecer no corpo do texto, com a mesma fonte e entre aspas. Deverá conter a indicação do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada. Ex.: (SILVA, 2002, p. 257);
  • As citações com mais de 3 linhas devem vir destacadas em bloco. A margem direita recuada, coincidindo com a margem direita do texto, utilizando a mesma fonte, com tamanho menor (10), com espaçamento simples e sem aspas;
  • É permitido o uso de quadros, tabelas e figuras no texto. Devem ser numeradas com algarismos arábicos em negrito, com alinhamento à esquerda e com respectivas legendas. Ex.: Tabela 1 – Professores versus tempo de trabalho.
  • Fotografias somente serão aceitas se autorizadas por escrito e assinadas pelo Conselho de Ética da Instituição da pesquisa e dos participantes das fotos. Devem ser enviadas em formato jpg ou gif no tamanho máximo de 40kb, seguindo as normas de créditos ABNT;
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URL) adicionadas aos textos estarão ativos e permitirão o acesso à fonte quando acessados;
  • Referências devem atender às normas vigentes da ABNT e devem ser listadas no final do texto;
  • Solicitamos que antes de encaminhar o trabalho, o/s autor/es faça/m uma revisão integral nos trabalhos da norma padrão da Língua Portuguesa e nas traduções do título, resumo e palavras chaves obrigatórios em inglês e espanhol, destacando-se, desde já, que, em caso de aceitação do texto para publicação, será de inteira responsabilidade do(a)s autore(s) a revisão linguística, a qual deverá ser comprovada por meio de declaração de profissional da área, declaração esta que terá de ser anexada pelo(a) s autore(s) dentro do prazo máximo de 5 dias após a notificação acerca da aprovação do texto, sob pena da publicação não ser efetivada.

Diretrizes para Autores

A revista Debates em Educação publica apenas artigos de autores com titulação mínima de doutorado, ou publicações conjuntas, de orientando e orientador, desde que o orientador tenha a titulação mínima exigida.

 

A coordenação e o Comitê Editorial da Revista Debates em Educação, disponibiliza arquivo com a estrutura do artigo para facilitar a editoração.

Documentos que não estiverem de acordo com o Template não serão aceitos.

Para acessar o template, é necessário realizar o download e seguir com a formatação.

Devem ser enviados dois arquivos para submissão:

- Um arquivo sem nenhuma identificação;

- Um arquivo com os dados de autoria.

Os trabalhos submetidos devem ser seguir o layout e as orientações do template abaixo:

 - Template - Revista Debates em Educação - Sem Identificação.doc

 - Template - Revista Debates em Educação - Com Identificação.doc

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.