v. 16 n. 38 (2024)

					Visualizar v. 16 n. 38 (2024)

Revista Debates em Educação | v. 16, n. 38, jan. dez. | Fluxo contínuo

Publicado: 2024-01-22

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

  • Apresentação Dossiê Ensino de Ciências para crianças

    Elton Fireman, Leonir Lorenzetti, Mariana Pizarro
    e18969
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18969
  • Pensamento crítico e criativo na educação em ciências desde os primeiros anos Desafios e potencialidades

    Celina Tenreiro-Vieira, Rui M. Vieira
    e18848
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18848
  • A leitura no ensino de Ciências o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

    Tamiris de Almeida Silva, Luciana Sedano, Elton Casado Fireman
    e18249
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18249
  • A percepção ambiental de crianças sobre o descarte de resíduos sólidos urbanos uma abordagem com um livro digital

    Yasmin Ribeiro Moreira, Edith Gonçalves Costa, Sebastião Rodrigues-Moura
    e18272
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18272
  • Atividades de astronomia como fomento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo do Ensino Fundamental um estudo de caso

    Luisa Fernanda Marques, Andreia Beatriz Moreira, Pedro Donizete Colombo Junior
    e18242
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242
  • Educação CTS/CTSA e Formação Continuada de Professores da Educação Infantil O que apontam as Pesquisas?

    João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Nájela Tavares Ujiie
    e18253
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18253
  • Educação em Saúde proposições para implementações de práticas educativas com crianças no Ensino de Ciências

    Fabiele Rosa Pires, Ana Flavia Zorzi, Julio Cesar Bresolin Marinho
    e18264
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18264
  • Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de Ciências

    Ariane Truppel, Daniela Tomio
    e18297
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18297
  • Contextos investigativos e elementos naturais vivências e experiências na Educação Infantil

    Débora Ferreira Martins, Noemi Sutil, Lilian de Souza Vismara
    e18266
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18266
  • Conhecendo a terra que existo caminhos da Alfabetização Científica Freireana na Primeira Infância no Alto Sertão Alagoano

    Isaura Lays Sá Fernandes de Souza, Bruna Dayseane Almeida dos Santos, Ana Paula Solino Bastos
    e18292
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18292
  • Menina hoje, cientista amanhã incentivos para educação e emancipação de gênero na infância

    Daniela Finco, Samara Silva Santos
    e18270
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18270
  • Ensino de Paleontologia nos anos iniciais oportunidade para promover a Alfabetização Científica

    Ruben Alexandre Boelter, Andréa Inês Goldschmidt
    e18279
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18279
  • Reflexões de uma professora acerca das tensões de ensinar ciências para crianças

    Eliane Ferreira de Sá, Ely Maués
    e18289
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18289
  • O Ensino de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais um olhar para a Base Nacional Comum Curricular

    Alíson Wagner dos Santos, Orlane Fernandes Silva, Adelmo Fernandes de Araújo
    e18265
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18265
  • Pensamento crítico nos anos iniciais do ensino fundamental análise de uma atividade aplicada no contexto brasileiro

    Bruna Marques Duarte, Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
    e18250
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18250
  • Arraste o mouse até a vermicomposteira! Ensinando Ciências na Educação Infantil com um jogo digital

    Taitiany Bonzanini, Rafaela Ichiba
    e18256
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18256

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

  • Dossiê "A pesquisa na Pós-Graduação e suas interfaces com a Educação Básica" Apresentação

    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Marlene Zwierewicz, Ramon Garrote, Maria Dolores Fortes Alves
    e18781
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18781
  • Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação uma revisão de literatura

    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Cibeli Aparecida de Souza Cordeiro, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
    e18419
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419
  • A contribuição da pesquisa na pós-graduação para a educação inclusiva um diagnóstico das salas de recursos multifuncionais na educação básica de União da Vitória, PR

    Lislaine Paula Queiróz Ferreira, Madalena Pereira da Silva
    e18424
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18424
  • Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas

    Luciane Sena da Cunha Souza, Maria José de Pinho, Kenia Paulino de Queiroz
    e18412
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412
  • Desenvolvimento de um Ecossistema para a Gestão de Dados da Educação Básica na Paraíba uma ferramenta de apoio para pesquisa e gestão

    Uyguaciara Veloso Castelo Branco, José Jorge Lima Dias Júnior, Edineide Jezine
    e18367
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18367
  • Da formação tradicional à formação transcomplexa contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, Aline Lima da Rocha Almeida, Andréia Anciutti dos Santos
    e18416
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416
  • Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação

    Mara Regina Zluhan, Shirlei de Souza Corrêa, Cirlei de Souza Moreira Dias
    e18422
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422
  • A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio possibilidades e desafios

    Fabiano Quadros Ruckert
    e18573
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18573
  • Além do conhecimento a importância do transcendental na percepção juvenil

    Patrick Vieira Ferreira, Vera Maria Nigro de Souza Placco
    e18366
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18366
  • A Ciência Forense como um campo de conhecimento potencialmente transdisciplinar uma pesquisa de representações sociais

    Mikaelly Rafaela Mariniak, Thaís Rafaela Hilger , Ettiène Cordeiro Guérios
    e18430
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430
  • Escolas criativas e criatividade integral

    Rejane Gomes Tavares, João Henrique Suanno, Saturnino de La Torre
    e18578
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578
  • Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação

    Tamires de Campos Leite, Maria Dolores Fortes Alves
    e18428
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428
  • Novo Ensino Médio levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores

    Franciele Mariani Pasqual, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
    e18571
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571
  • O compromisso de uma pesquisa da pós-graduação com a leitura e a criatividade na Educação Básica vivências e registros na criação de cenários ecoformadores

    Adriana da Silva Ferreira de Oliveira, Vera Lúcia Simão, Eva Katlin Zarur Fragoso
    e18410
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18410
  • Diálogo entre Universidade e Escola contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental

    Adriana Massaê Kataoka, Daniele Saheb Pedroso, Jocimara Peretiako
    e18418
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418
  • Curadoria digital de lives acadêmicas potencialidades para a formação de professores de Educação Básica

    Helena Maria Ferreira, Lara Tranali Mendonça Oliveira, Larissa Alvarenga de Souza Honorato
    e18409
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18409
  • Formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais percepções de docentes de escolas públicas do Município de Assú – RN

    Vanessa de França Almeida Gurgel, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    e18429
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18429
  • O Pensamento Complexo na Formação Docente para a Educação Básica

    Elis Regina Mazzurana, Edna Liz Prigol, Adriana Aparecida Dihl Adacheski
    e18427
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18427
  • Ludicidade e Didática Sensível contribuições da pesquisa na pós-graduação à Educação Infantil e suas conexões com a Educação Básica

    Paula Silva Resende Fernandes, Núria Lorenzo Ramírez, Marcos Fernandes-Sobrinho
    e18420
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18420
  • O Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Federal de Goiás

    Leticia Leão de Carvalho Pimenta, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado
    e18570
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18570
  • Programa de Generación de Saber activos implementados y beneficios para Alagoas

    Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Maisa Gomes Brandão, Maria Dolores Fortes Alves
    e18566
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18566
  • Enacionismo, ecologia e um caminho de emancipação e descolonização das práticas artísticas escolares

    André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira
    e18450
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18450
  • Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva

    Samyra Bytthyan De Melo Zeferino, Maria Aparecida Pereira Viana
    e18425
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

  • Apresentação Dossiê Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos, Jânio Nunes dos Santos
    e18451
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18451
  • Percepções de docentes dos anos iniciais sobre a volta ao ensino presencial

    Marta Nörnberg, Nilton José Neves Cordeiro
    e18207
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18207
  • Percepções acerca das experiências com leitura e escrita em meio à sindemia covídica

    Paulo Cesar Ricci Romão, Elvira Cristina Martins Tassoni
    e17969
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17969
  • A prática alfabetizadora no ensino remoto entre a percepção e a atuação docente

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Leandra Aparecida Sousa Souza
    e17967
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967
  • “E agora? Vou para onde? O que eu faço?” a narrativa de professoras sobre o retorno ao ensino presencial e as estratégias didáticas utilizadas no processo de alfabetização

    Janaína Soares Martins Lapuente, Vitória Caroline Cerdeira, Aline Leal Bueno Fernandes
    e17959
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17959
  • Pós ensino remoto emergencial reflexões de uma alfabetizadora sobre cultura da infância, cultura escolar e alfabetização

    Carmen Regina Ferreira Gonçalves, Gabriela Medeiros Nogueira, Juliane de Oliveira Alves Silveira
    e17950
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17950
  • A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19 desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores

    Letícia Cleilen Lisboa Ramos, Tatiane Castro dos Santos, Elizabeth Orofino Lucio
    e17974
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974
  • Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira, no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19 reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal

    Elizabeth Orofino Lucio, Regina Aparecida Marques de Souza, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
    e17961
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17961
  • Modos de aprender e ensinar no período pandêmico entre desafios e aprendizagens

    Aurea da Silva Pereira, Leila Beatriz Almeida Santos
    e18010
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010
  • Do ensino remoto ao presencial (2020-2023) os efeitos da pandemia no processo de alfabetização em uma escola pública de Santa Catarina

    Vânia Gomes Rafael Luiz, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
    e17973
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17973
  • Alfabetização e heterogeneidade discursos docentes sobre estratégias didáticas na volta ao ensino presencial

    Karla Karoline Silva Vitor, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Ana Caroline Almeida
    e18013
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013
  • Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola silenciamento e evidências no pós-pandemia

    Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos, Jânio Nunes dos Santos
    e18014
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

  • Apresentação - Dossiê Avaliação na e da Educação Superior Tópicos sobre Inclusão e Acessibilidade

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e17427
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17427
  • Indicadores de inclusión y políticas institucionales en una Universidad Pública brasileña

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e16880
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16880
  • Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior pesquisa documental

    Adriana Martins de Oliveira, Andrea Perosa Saigh Jurdi, Maria da Conceição dos Santos
    e16830
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16830
  • Política universitaria de discapacidad y accesibilidad desde un enfoque interseccional y transversal

    Marcela Mendez, Juliana Cabeza, Gladys Martínez
    e16912
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16912
  • Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior um olhar sistêmico e complexo

    Viviane Spadaro Di Gesú, Roberto Gimenez, Rafael Lima Medeiros Ferreira
    e16914
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914
  • Inclusão no Ensino Superior o comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB

    Ana Cristina Silva Daxenberger, Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, Nielson Firmino de Oliveira
    e16832
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16832
  • Análise das políticas de acessibilidade segundo o PDI de uma universidade estadual pública brasileira

    Débora Chiararia de Oliveira, Ana Paula Camilo Ciantelli
    e16915
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16915
  • Pedagogía inclusiva y evaluación de los aprendizajes, una relación compleja

    Judith Perez Castro
    e16835
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16835
  • Trajetórias e ações educacionais em universidades públicas do Norte brasileiro discutindo a inclusão de estudantes com deficiência

    Laura Ceretta Moreira, Joseane de Lima Martins, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    e16899
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16899

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

  • Apresentação: Dossiê Políticas educativas na América Latina e disputas pelo direito à educação

    Cibele Maria Lima Rodrigues, Givanildo da Silva, Nora Gluz
    e18097
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18097
  • El avance de las nuevas derechas y el cercenamiento de lo común en las políticas educativas argentinas del SXXI

    Nora Beatriz Gluz, Axel Kesler
    e17876
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17876
  • Educación superior en México, neoliberalismo y proceso de transición

    María Guadalupe Olivier Téllez
    e17879
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17879
  • El plan es no tener Plan un análisis de la vigencia de los planes educativos en Paraguay

    Gabriela Walder, Rodolfo Elías, Ana Gabriela Portillo Martínez, Angeles Ferreira Ferreiro
    e17880
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17880
  • A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação

    Ingrid Klebyane Farias de Luna Barbosa, Gleyce Kelly dos Santos Leão, Cibele Maria Lima Rodrigues
    e17882
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882
  • Convergências e divergências das políticas e programas de educação integral no Brasil e na América Latina uma narrativa histórica

    Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, Edilange Batista Galvão, Rachel Costa de Azevedo Mello
    e17881
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17881
  • Os desafios na implementação da política de educação em tempo integral no estado de Alagoas

    Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    e17878
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17878
  • Responsabilidade educacional na Câmara dos Deputados e no Senado Federal o que está em disputa?

    Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues, Allan Solano Souza
    e17874
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17874
  • As condições do trabalho docente no contexto de disputas

    Givanildo da Silva, Eva Pauliana da Silva Gomes, Vânia Silva de Oliveira Cordeiro
    e17877
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17877
  • Direito à educação e desigualdades efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil

    Alexandre William Barbosa Duarte, Dalila Andrade Oliveira
    e17886
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Debates

  • Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s)

    Caroline Moreira de Oliveira, Diana Negrão Cavalcanti, Kamila Castro Grokoski
    e16496
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496
  • A ciência e o conhecimento científico na formação do homem contemporâneo

    Verônica Alves dos Santos Conceição, Cristiane de Magalhães Porto
    e16688
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

  • Apresentação - Dossiê Formação de professores que ensinam Matemática contextos e práticas

    Carloney Alves Oliveira, Edvonete Souza de Alencar
    e17168
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17168
  • Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal Brazil and Portugal

    Carloney Alves de Oliveira, Sónia Matilde Pinto Correia Martins
    e16652
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652
  • CHATGPT, Metaverso, Web3 e outras tecnologias desafios à educação do futuro

    Renato Ribeiro Guimarães, Vilmar Malacarne, Fábio Lopes Alves
    e16114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16114
  • Escape Room no ensino das funções uma experiência de gamificação

    Luis Fabián Gutiérrez-Fallas
    e16081
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16081
  • Youtube tessituras que perfazem a formação docente

    Filipe Antônio Araújo Moura, Andrea Karla Ferreira Nunes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e16003
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16003
  • Proposta para o ensino de Geometria sólidos no Geogebra

    Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
    e15862
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862
  • El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en un libro para profesores de educación infantil

    Ana Paula Bolsan Sagrilo Silveira, Edvonete Souza de Alencar, Danilo Diaz-Levicoy
    e16047
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16047
  • O formador de professores em contextos de formação continuada em modelagem na educação matemática

    Adan Santos Martens, Tiago Emanuel Klüber
    e16027
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16027
  • Conhecimento interpretativo de futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ao atribuírem significado a produções de alunos no contexto de abordagens alternativas ao algoritmo típico da subtração

    Miguel Ribeiro
    e16020
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16020
  • Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias

    Camila Benites Bieleski Moré, Renata Viviane Raffa Rodrigues
    e15996
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996
  • Formadores de profesores de Matemáticas contextos y prácticas

    Leticia Sosa Guerrero, Wendy Jhoana Jiménez Ávila
    e15961
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15961
  • Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental

    Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
    e15950
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15950
  • Education and (self)formation in revisiting educational memories an autobiographical journey from the experiences of a brazilian student (1985-1998)

    José Cicero Pinto dos Santos, Margarida Louro Felgueiras, Elisabete Ferreira
    e16055
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16055
  • Monitoramento e avaliação da educação em Itapetininga/SP entre diretrizes e resultados

    Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Daniele Xavier Ferreira Giordano, Paulo Gomes Lima
    e16011
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16011
  • O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

    José Elyton Batista dos Santos, Mário Jorge Oliveira Silva, Marilene Batista da Cruz Nascimento
    e16010
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010
  • Iniciação Científica e Formação Docente conhecimentos matemáticos manifestados em contexto colaborativo

    Gabriel Linhares de Sousa, Marcilia Chagas Barreto
    e15980
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15980
  • A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica

    Anderson Lima de Araújo, Raquel Alves Sobrinho
    e15968
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968
  • Ações formativas em uma disciplina de prática de ensino de Matemática

    André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira
    e15949
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15949
  • Toma de decisiones del profesorado al enseñar estadística y probabilidad

    Teresa Carrasco, Eugenio Chandia, Claudia Vásquez
    e15810
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15810

Entrevistas

  • Memórias do diálogo de Paulo Freire com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima/Guarulhos-SP

    Hélio de Sousa Reis, Rosemeire Reis, Rodrigo Rabello
    e18549
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18549
  • Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais

    Roberto Ribeiro Faria, Gutemberg Silva Gomes , Odonírio Abrahão Júnior
    e16694
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694

Artigos

  • A alfabetização de crianças da escola para vida a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe

    Suzana Mary de Andrade Nunes
    e17954
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954
  • Organização curricular do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente por um estudo da concepção pedagógica

    Marcos Dias dos Santos, Rivadavia Porto Cavalcante, Marcelo Rythowem
    e16477
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477
  • Universidades S.A a formação enxuta e flexível de nos cursos superiores de tecnologia

    Igor Andrade da Costa
    e16515
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16515
  • Trajetória de formação de professores narrativas de memória

    Jairo Luis Fleck Falcão, Erika Maisa dos Santos Padovan
    e16162
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16162
  • Violência escolar e apoios cotidianos percepções de jovens de uma escola pública

    Júlia Vieira Muniz de Albuquerque, Danilo Santos do Carmo, Waldez Cavalcante Bezerra
    e16322
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16322
  • A atuação do professor do magistério superior na editoração de periódicos científicos da área educação

    Marcelo Nolasco Barreto, Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Claudio Pinto Nunes
    e18214
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18214
  • A terapia transpessoal no atendimento psicológico do talentoso musical

    Carla Luciane Blum
    e18222
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18222
  • Questões Sociocientíficas a partir de Situação-problema um caso no Ensino Remoto

    Bruna Kélvia Alves de Oliveira, Miyuki Yamashita
    e17533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17533
  • Formação Docente e os desafios de uma educação inclusiva

    Andreia Viana da Silva Diniz, Eda Maria de Oliveira Henriques
    e17537
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17537
  • Educação Infantil, docência e pandemia tentativas de vínculos, excesso de demandas, grandes desafios

    Leandra Souza Machado, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    e16610
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16610
  • O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens

    Cícera Gomes da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana
    e17817
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817
  • Reflexões sobre o ensino de Antropologia na Educação Básica

    Fernanda Valli Nummer, Luana Rosa da Silva, Adriany Souza da Silva de Lima
    e16052
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16052
  • A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação anotações sobre @uma_intelectual_diferentona

    Maria Eduarda Duca Milano, Daniela Nery Bracchi
    e17992
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992
  • A participação dos professores na reforma do Ensino Médio

    Ramon de Oliveira
    e16478
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16478
  • A concepção histórico-crítica de currículo entrevista com Dermeval Saviani

    Carolina Nozella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior
    e17823
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823
  • Atendimento Educacional Especializado em creches e pré-escola análise dos documentos norteadores de uma professora da Educação Especial

    Eleusa Maria Passos Tenório, Elisangela Leal de Oliveira Mercado
    e17600
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17600
  • A metodologia da bricolagem uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação

    Anderson Luiz Gonzalez, Kamila Lockmann
    e16909
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909
  • Narrativas autobiográficas na pesquisa e na formação de professores descortinando múltiplas experiências

    Francisco Marcos Pereira Soares, Antonia Edna Brito
    e17308
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17308
  • A escolha do curso de pedagogia em contexto de esvaziamento da educação e da carreira docente entre pertencimentos, (im)possibilidades e reconhecimentos

    Luciana Ponce Bellido, Maria Izabel Machado, Marta Maria Valeriano
    e16156
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16156
  • A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade

    Rafael Silva de Araujo, Bruno Silva Leite
    e15843
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843
  • A escuta sensível de adolescentes atravessada por uma perspectiva docente no programa pode falar (UNICEF)

    José Arthur da Silva Santos, Hugo Monteiro Ferreira
    e16574
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16574
  • Principais dificuldades descritas no aprendizagem de química para o Ensino Médio revisão sistemática

    Wladimyr Mattos Albano, Cristina Maria Carvalho Delou
    e16890
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16890
  • Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado de Mato Grosso

    Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    e16029
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029
  • Carta a Naomar de Almeida-Filho e Luis Eugenio de Souza apresentação da UFCA como modelo protópico para a universidade brasileira

    Ives Romero Tavares do Nascimento, Luiz Felipe de Sousa Fideles
    e17602
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17602
  • Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital

    Alba Valeria de Sant Anna de Freitas Loiola, Raquel Salcedo Gomes, Andresa Silva da Costa Mutz, Andreia Santos Sachete
    e17328
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328
  • A fluidez do Espaço Esco(Lar) em tempos de pandemia no Amazonas .

    Ivan Nunes de Souza, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão
    e17539
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17539
  • Concurso público para o magistério da Bahia uma análise crítica das provas de química

    Jayne Santos Leal, Mara Aparecida Alves da Silva, Geronimo Lopes Lima
    e16626
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16626
  • O discurso regulador da BNCC para a Educação Escolar Indígena etnofagia neoliberal e biopolítica/necropolítica como sinônimos

    Adrião da Silva Mendes, Sandro Guimarães de Salles
    e17652
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17652
  • Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero

    Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Erica Bianco de Souza Queiroz
    e17609
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609
  • A leitura da língua portuguesa como L2 por surdos ressignificando o discurso da “dificuldade”

    Aline Olin Goulart Darde, Ana Paula Santana
    e16092
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16092
  • “Deu um up no meu ensino” processos formativos na autoeficácia de docentes universitários no pós-pandemia

    Caren Rossi, Valesca Irala
    e16873
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16873
  • Aprender pela pesquisa e o ensino de Química

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    e16016
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16016
  • Mulheres nas ciências da natureza desafios na construção de carreira científica

    Evelym Chaves Meireles, Carmem Lucia Artioli Rolim
    e16533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533
  • E-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de Educação

    Júlio Cesar Correia da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    e16216
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216
  • Família e escola ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual

    Rozeli de Farias, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
    e15931
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931
  • Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Verónica Violant Holz
    e15954
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954
  • Desenhos e experiências de políticas de responsabilização escolar no Brasil

    Luisa Xavier de Oliveira, Anderson Gonçalves Costa, Wirla Risany Lima Carvalho
    e16037
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16037
  • O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica

    João Francisco Lopes de Lima, Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho
    e16165
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16165
  • Formação, práticas e saberes constituição da identidade docente no curso de Química da UNILAB/Ceará

    Elisangela André da Silva Costa, Bruno Miranda de Freitas, Maria do Socorro Lopes da Silva
    e14146
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v16n38pe14146
  • Análise das iniciativas em Educação Ambiental em escolas no oeste do Paraná

    Maria Victoria Castanha Bedin, Valéria Iared
    e14905
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14905
  • Representações Sociais da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização de estudantes de Ensino Médio

    Laeda Bezerra Machado
    e15827
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15827
  • Religião, contexto, sagrado e pertencimento povo indígena Xukuru-Kariri

    Marcondes Silva da Rocha, José Bezerra
    e15876
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876
  • Enfoque regional da educação em solos em Santa Catarina

    Schayanne Matos Henrique, Letícia Sequinatto-Rossi, Gustavo Eduardo Pereira
    e15793
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15793
  • Violência simbólica a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação

    Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante, Luciano Bairros da Silva, Sonia Maria Soares Ferreira, Lupicinio Íñiguez-Rueda
    e15195
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195
  • Educação Indígena o que se tem pesquisado?

    Arliene Stephanie Menezes Pereira, Karla Angélica Silva do Nascimento, Maria Aparecida Alves da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho
    e15850
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15850
  • Autoridade docente e indisciplina na escola a voz dos professores

    Suele Aparecida Leite de Sousa, Maria do Horto Salles Tiellet
    e14298
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298
  • DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas

    Elaine Alves Leite, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
    e15868
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868
  • Políticas de formação (im)postas no Brasil uma discussão a partir de narrativas docentes

    Renata Helena Pin Pucci, Thaigo Antunes-Souza, Luciana Haddad Ferreira
    e15211
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15211
  • A EJA e os ideais das CONFINTEAS

    Paulo Henrique Freire Bourdette Ferreira , Janaína Silva de Souza, Ruth Maria Mariani Braz
    e15857
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857

Resenhas

  • Pesquisa em política educacional perspectivas metodológicas

    Diego Bechi, Ana Luiza Fochesatto
    e16485
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485