As Contribuições do Pensamento Computacional na Educação Básica

a Tecnologia como Ferramenta na Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18396

Palavras-chave:

Ensino de geometria plana, Pensamento Computacional, Formação de Pedagogos

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação elaborada pela primeira autora e trata acerca da formação de pedagogos com foco no ensino de Matemática nos Anos Iniciais em Geometria Plana a partir das contribuições do Pensamento Computacional (PC). A reflexão é iniciada com base na obra “Gaiolas ou Asas”, de Rubem Alves, que questiona práticas escolares que limitam o aprendizado ao invés de estimular a autonomia e a exploração cujo objetivo será investigar como os docentes dos Anos Iniciais utilizam o PC no processo de letramento matemático e se essas práticas transformam realmente a vida dos estudantes com intuito de responder o seguinte questionamento: Saber se os docentes da Educação Básica utilizam o pensamento computacional no processo de letramento matemático nos anos iniciais?”, metodologicamente, esse estudo tem como fundamento a abordagem qualitativa e de campo em uma escola do ensino fundamental menor no Município de Soure, Marajó, com 30 (trinta) discentes do 4º ano. como instrumentos de construção de dados, serão utilizadas entrevistas semi estruturadas e questionários contendo 10 (dez) questões abertas sobre o cálculo de áreas as principais figuras planas. Espera-se, portanto, que com a aplicação das atividades propostas se possa responder à questão anunciada de modo que a contribuir com a formação cidadão e cientifica do pedagogo.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

MACEDO, Lidiane Caroline Sales; ALVES, Fábio José da Costa. As Contribuições do Pensamento Computacional na Educação Básica: a Tecnologia como Ferramenta na Sala de Aula. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18396, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18396. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18396. Acesso em: 26 jan. 2025.

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