v. 17 n. 39 (2025)

					Visualizar v. 17 n. 39 (2025)

Revista Debates em Educação | v. 17 n. 39, jan. dez. | Fluxo contínuo

Publicado: 2025-01-17

Expediente

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

  • A pesquisa narrativa como princípio estruturante da formação docente um diálogo entre Escola-Universidade

    José Edilmo Ferreira da Silva, Maria Amália de Almeida Cunha, Priscila de Oliveira Coutinho
    e18690
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18690
  • Professores em início de carreira o que dizem as pesquisas recentes

    Beatriz Oliveira Picelli, Laura Noemi Chaluh
    e18783
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18783
  • O início da docência fios e tramas que se tecem na constituição da professora iniciante

    Marciene Aparecida Santos Reis, Ana Maria Falcão de Aragão
    e18916
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18916
  • Narrativas de professores/as iniciantes experiências, sentidos e enfrentamentos da docência

    Ivonete Susmickat
    e18962
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18962
  • A A aprendizagem docente de professores formadores em início de carreia contribuições do Diário Reflexivo Acadêmico

    Giovanna Martin-Franchi
    e18954
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18954
  • “Que horas a gente sai professor/a?” tornar-se docente nos emaranhados da vida

    Tiago Amaral Sales, Renata Priscila da Silva
    e18713
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18713
  • Desenvolvimento profissional e constituição docente de professores iniciantes da educação infantil o programa de mentoria como proposta de indução

    Thays Marinho Oliveira, Lúcia Gracia Ferreira
    e18905
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18905
  • Aprendizagem profissional da docência em narrativas reflexivas de pesquisaformação

    Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
    e18840
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18840
  • A entrada na docência narrativas de pedagogas iniciantes

    Letícia Oliveira Guarisa, Fernanda Lahtermaher
    e18914
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18914
  • Cartas reflexivas de professores iniciantes

    Alexandre Saul, Thais Morgado dos Santos Carvalho
    e18858
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18858
  • A criação de um espaço de investigação e de formação, com docentes em início de carreira

    Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Vania Finholdt Angelo Leite, Conceição Leal da Costa
    e18950
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18950
  • Iniciação à carreira docente desafios e aprendizagens do ser professora

    Adriana Lima Monteiro Cunha, Neide Cavalcante Guedes
    e19002
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19002
  • A docência como uma trilha descobertas no ensino superior

    Henrique Frey, Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
    e19027
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19027
  • Professoras Iniciantes da Amazônia Acreana o ingresso na docência antes da formação para o Magistério

    Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Adriana Ramos dos Santos, Cleidiane Lemes de Oliveira
    e18902
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902
  • O papel do coordenador pedagógico no suporte aos professores iniciantes uma abordagem dialógica inspirada em Paulo Freire

    Allisson Roberto Isidorio, Ademar de Lima Carvalho, Jocyare Cristina Pereira de Souza
    e18984
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18984
  • Memórias da inserção narrativas de professoras experientes em turmas de alfabetização

    Gabriel Murillo Rocha da Cruz, Giseli Barreto da Cruz
    e18925
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18925
  • Professor iniciante frente a situações complexas de ensino desafios do processo de aprendizagem sobre a profissão

    Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Iure Coutre Gurgel, Isabel Maria Sabino de Farias
    e19040
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19040
  • Professores iniciantes no contexto da alfabetização de crianças em classes multisseriadas em escolas do/no campo

    Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Maria Divina Ferreira Lima
    e18747
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18747
  • Experiências de professoras iniciantes com práticas de leitura e escrita na Educação Infantil

    Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves, Adélia Meireles de Deus, Aurismar Ferreira de Sousa
    e18985
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18985
  • Condições de trabalho e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Básica reflexos na saúde e no exercício da docência

    Laiane Santos Santana, Lilian Moreira Cruz, Alexandre José dos Santos
    e18852
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18852
  • O início da atuação profissional docente a partir do acolhimento contextos, pressupostos e contribuições conceituais

    Graciele Crestina Grosbelli Schumann, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    e18889
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18889
  • Início de carreira e a formação inicial docente um relato de experiência

    Luana Santos Sales, Viviane Briccia, Humberto Cordeiro Araujo Maia
    e18884
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18884
  • Professores iniciantes na Educação Superior em foco, a Licenciatura em Química das universidades estaduais cearenses

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Luciana Rodrigues Leite, Manuel Bandeira dos Santos Neto
    e19005
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19005
  • Formação de professores nas escolas do campo na Transamazônica

    Maria do Socorro Oliveira Moraes, Fabíola Aparecida Ferreira Damacena
    e18959
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18959
  • Afroafetos na formação docente (Auto)narrativas de cuidado ontoepistêmico no MAfroEduc Olùkọ́

    Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Fernanda Lopes Rodrigues, Raimunda Nonata da Silva Machado
    e18932
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18932
  • Reflexões sobre formação docente o complexo processo de tornar-se professor

    Luciana Bandeira Barcelos
    e19051
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19051
  • Memórias de professores (as) ribeirinhos (as) do campo formação, docência e vivência na/da escola

    Rosenildo da Costa Pereira, Vivian da Silva Lobato
    e18745
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18745
  • Narrativas tecidas pela “Substância” Identidade, Performatividade e Subjetividade de professores iniciantes no ensino superior

    Laiz Mara Meneses Macedo
    e18878
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18878
  • Narrativas do cotidiano docente da romantização da infância à naturalização do aprender

    Aurelice Maria de Oliveira Paula, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
    e18877
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18877
  • Práticas pedagógicas de docentes de Sociologia iniciantes na profissão uma análise no contexto do Rio Grande do Sul (RS)

    Bernardo Mattes Caprara, Júlio Jardim Pinheiro, Giovana Raupp dos Santos
    e18834
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18834
  • Professores alfabetizadores em início de carreira entre o fazer e o pensar sobre o fazer

    Selma Costa Pena
    e18929
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18929
  • Narrativas autobiográficas de professores iniciantes desafios e superações na Educação Infantil

    Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo
    e18867
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18867
  • Formação Continuada em Educação Física nas interfaces com a pesquisa narrativa um balanço de produção

    Mauro José de Souza, Warley Carlos de Souza
    e19076
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19076
  • Metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem narrativas professorais sobre leitura e escrita

    Shirlane Maria Batista da Silva Miranda, Antônio Luiz Alencar Miranda, Érica Layanne Rocha da Silva
    e19042
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19042
  • Educación superior y expansión biográfica El curriculum narrado desde los horizontes para la formación inicial de profesoras

    Maria Florentina Lapadula, Luis Porta, Jonathan Aguirre
    e18813
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18813
  • Percepções de coordenadores escolares acerca de suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará

    Daniel Martins Braga, Elcimar Simão Martins, Osmar Hélio Alves Araújo
    e18839
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18839
  • Docência iniciante, alteridade e Educação em Direitos Humanos desafios para a prática pedagógica inclusiva

    Zilda Tizziana Santos Araújo, Antonia Dalva França-Carvalho
    e18941
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18941
  • Memórias e utopias em movimento percursos formativos e o constituir-se professor

    Julio Bispo dos Santos Junior
    e18871
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18871
  • A inserção profissional de professores iniciantes na educação profissional e tecnológica

    Virgínia Soares de Campos, Cristhianny Bento Barreiro
    e18926
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18926
  • Narrativas (auto)biográficas trajetórias de professoras iniciantes no ensino superior

    Sebastião Kennedy Silva Soares, Selva Guimarães
    e18898
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18898
  • Formação docente e subjetividades errantes uma vida docente para além das políticas da recognição

    Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Walter Omar Kohan
    e18777
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18777

Artigos

  • A licenciatura em Pedagogia no Brasil fontes documentais e indicadores

    Vâner Lima Silva, Angela Maria Martins
    e16888
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16888
  • Problema de modelagem e problema de palavras proposição feita por alunos do Ensino Médio

    Karina Alessandra Pessoa da Silva, Emerson Tortola, Tatiane Cristine Pessoa
    e17538
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17538
  • A formação docente para as experiências com a ciência e a tecnologia na Educação Infantil em tempos pós-modernos uma revisão de literatura

    Marta Silva Lima Mondini, Silvio Antonio Rodrigues Martins Jr, Nestor Cortez Saavedra Filho
    e17883
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17883
  • Egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática o que dizem pesquisas recentes sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas?

    Saulo Macedo de Oliveira, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
    e18683
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18683
  • Ensino médio integrado à educação profissional análise e contextualização sociopolítica (2014 a 2022)

    André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman
    e17570
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17570
  • As Contribuições do Pensamento Computacional na Educação Básica a Tecnologia como Ferramenta na Sala de Aula

    Lidiane Caroline Sales Macedo, Fábio José da Costa Alves
    e18396
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18396
  • Pesquisa-ação, memória e oralidade perspectivas para o ensino de história

    Joelton Rezende Gomes, Jussara Santos Pimenta
    e16889
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16889
  • Educação das infâncias as possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”

    Heloisa Elesbão, Sueli Salva
    e17542
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542
  • A mediação entre os saberes populares e os conhecimentos científicos no contexto das Casas Familiares Rurais o papel dos instrumentos pedagógicos

    Elson Silva Sousa, Elmo de Souza Lima
    e17972
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17972
  • Limitações digitais de professoras da educação básica na utilização de uma plataforma digital

    Fabiane de Oliveira Afonso Alves, Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Márcio André Leal Bauer, Guilherme Lerch Lunardi
    e16658
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658
  • A compreensão de graduandos em pedagogia sobre a relação entre plágio e inteligência artificial para escrita de textos acadêmicos

    Bruna de Oliveira Passos Vital, Carlos Lopes
    e17526
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17526
  • Percepção de professores e servidores da rede estadual de ensino sobre o atendimento multiprofissional em saúde mental os benefícios da telessaúde

    Carla Luiza da Silva, Daniela Frizon Alfieri, Dannyelle Cristina da Silva, Cristiano Massao Tashima
    e17599
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17599
  • Faz parte da Pedagogia? Direito à cidade, infâncias e formação de professores

    Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito
    e18453
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18453
  • A equidade existe na matemática? A inclusão de um estudante com TEA

    José Jorge de Sousa, Silvanio de Andrade
    e17275
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275
  • Trajetórias docentes múltiplas vozes em um acervo de história pública

    Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto, Everardo Paiva de Andrade
    e17550
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17550
  • Precarização do trabalho alienado reflexo da mutação dos aparelhos produtivos no sistema educacional

    Rafael André de Barros, Edna Cristina do Prado
    e18922
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18922
  • Permanências ou Continuidades? Os sentidos de Pedagogia nas Políticas Públicas Educacionais

    Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
    e18172
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172

Entrevistas

  • Pedagogias críticas e educação para hoje entrevista com Peter Mclaren

    Luis Bonilla-Molina, Allisson Goes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e19209
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19209

Resenhas

  • Do mar do Caribe à beira do Madeira historiografia, cultura e imigração

    Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira
    e17280
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17280