Percepção de professores e servidores da rede estadual de ensino sobre o atendimento multiprofissional em saúde mental
os benefícios da telessaúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17599Palavras-chave:
Telessaúde mental, Autocuidado, Equipe de assistência ao paciente, Serviços de saúde mental escolarResumo
A saúde mental dos servidores e docentes do Estado do Paraná tem se tornado uma preocupação crescente, especialmente devido aos desafios enfrentados em seu ambiente de trabalho. Neste contexto, a telessaúde multiprofissional em saúde mental pode ser uma ferramenta eficaz, uma vez que permite que todos os usuários tenham acesso a uma equipe especializada de forma remota, principalmente em municípios onde os serviços são mais escassos. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a percepção de usuários no atendimento à saúde mental em uma plataforma de telessaúde do Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de Novembro de 2022 à Outubro de 2023. Foram analisadas as respostas de 372 usuários utilizando-se o método Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research. Os resultados foram categorizados em frases temáticas: Qualidade do atendimento profissional; Atendimento eficiente e melhoria do autocuidado; Ampliação dos horários e contratação de profissionais; Ampliação do projeto para familiares, alunos e nutricionistas; Melhoria do processo de trabalho do Programa; Melhorias da tecnologia e Ampliação da divulgação. Constatou-se que a plataforma foi amplamente aceita e reconhecida por sua qualidade no atendimento, embora haja desafios que necessitam ser superados, como flexibilidade de horários para agendamentos, contratação de novos profissionais para ampliação dos serviços, qualidade na conexão com a internet e maior divulgação da plataforma.
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