v. 13 n. 32 (2021)

					Visualizar v. 13 n. 32 (2021)

Revista Debates em Educação | v. 13, n. 32, Maio/Ago. | ano 2021

 

Publicado: 2021-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32pi-vi
    Inalda Maria dos Santos
    i-vi

Artigos

  • A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22
    Ailton Jesus Dinardi, Juliana Borges Medina, Amanda Martins Ciocca, Raquel Ruppenthal
    1-22
  • A materialização do Programa Tutoria Educacional na educação pública municipal de Manaus/AM

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p23-40
    Rudervania da Silva Lima Aranha, Selma Suely Baçal de Oliveira, Luciana de Lima Pereira
    23-40
  • Dialéticas do feminino interlocuções com professoras de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS) sobre trabalho pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p41-59
    Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann, Liliana Soares Ferreira
    41-59
  • Formação continuada em escola de assentamento rural trabalho coletivo crítico e humanizador

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p60-74
    Vanda Moreira Machado Lima, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Izabela Cruz Faccioli
    60-74
  • Afetividade e cognição na teoria histórico-cultural uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94
    Aline Harumi Sasaki, Marta Sueli de Faria Sforni, Cleder Mariano Belieri
    75-94
  • A dimensão ética do currículo o que aprendemos com os antigos?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p95-127
    Deniz Alcione Nicolay
    95-127
  • "Costumo ouvir bastante que ela não é importante, mas sei que ela é sim importante” representações sobre a filosofia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p128-143
    José Cavalcante Lacerda Junior
    128-143
  • Políticas públicas educacionais o projeto político pedagógico e a violência sexual contra a criança e o/a adolescente em uma escola militarizada de Manaus/AM

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p144-169
    Márcio de Oliveira, Claudiney Lofiego Cacau, Fernanda Machado Melo
    144-169
  • Aspectos formativos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p170-193
    Carlos Ventura Fonseca, Flavia Maria Teixeira dos Santos
    170-193
  • Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) na UEMS acesso e permanência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218
    Carla Busato Zandavalli, Izete Fonseca Rodrigues
    194-218
  • Educação infantil e crianças com transtorno do espectro autista uma proposta inclusiva em construção

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p219-241
    Simone Catarina de Oliveira Rinaldo, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    219-241
  • Resolução de problemas concepções de professores que ensinam matemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p242-256
    Janaína Poffo Possamai, Cíntia Poffo, Vilmar Ibanor Bertotti Junior, Suelen Sasse Stein
    242-256
  • A compreensão de professores sobre a autorregulação da aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p257-274
    Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Alessandro Augusto de Barros Façanha
    257-274
  • Acessibilidade da comunidade surda a informações on-line sobre doenças epidêmicas e prevalentes no Brasil para promoção de saúde

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p275-296
    Clévia Fernanda Sies Barboza, Paula Alvarez Abreu, Helena Carla Castro
    275-296
  • Fatores determinantes da evasão de estudantes de cursos superiores de tecnologia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p297-322
    Josimar de Aparecido Vieira, Emanuele de Souza Teló, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    297-322
  • Formação para o cuidado no curso de enfermagem o que dizem os documentos institucionais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p323-347
    Elane da Silva Barbosa, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    323-347
  • O triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19 um estudo de postagens de Secretarias Estaduais de Educação no Instagram

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373
    Izaías Serafim de Lima Neto, Francisco Vieira da Silva
    348-373
  • A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste interlocuções sistematizadas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395
    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima
    374-395
  • O currículo intercultural da escola indígena akwẽ do tocantins em uma perspectiva decolonial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p396-409
    Raquel Castilho Souza, Karylleila dos Santos Andrade, Tânia Ferreira Rezende
    396-409

Resenhas

  • Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil conversando com professores e professoras

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415
    Michelle de Freitas Bissoli, Sinara Narciso de Lima Aguiar, Andréa Drumond Bonetti Silva
    410-415

Debates

  • “Abrir Janelas na Escrita” oficina estética como estratégia para a formação sensível de docentes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432
    Ana Paula Pereira, Andrea Vieira Zanella
    416-432