v. 13 n. 32 (2021)

					Visualizar v. 13 n. 32 (2021)

Revista Debates em Educação | v. 13, n. 32, Maio/Ago. | ano 2021

 

Publicado: 2021-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32pi-vi

Artigos

  • A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza

    Ailton Jesus Dinardi, Juliana Borges Medina, Amanda Martins Ciocca, Raquel Ruppenthal
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22
  • A materialização do Programa Tutoria Educacional na educação pública municipal de Manaus/AM

    Rudervania da Silva Lima Aranha, Selma Suely Baçal de Oliveira, Luciana de Lima Pereira
    23-40
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p23-40
  • Dialéticas do feminino interlocuções com professoras de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS) sobre trabalho pedagógico

    Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann, Liliana Soares Ferreira
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p41-59
  • Formação continuada em escola de assentamento rural trabalho coletivo crítico e humanizador

    Vanda Moreira Machado Lima, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Izabela Cruz Faccioli
    60-74
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p60-74
  • Afetividade e cognição na teoria histórico-cultural uma revisão sistemática

    Aline Harumi Sasaki, Marta Sueli de Faria Sforni, Cleder Mariano Belieri
    75-94
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94
  • A dimensão ética do currículo o que aprendemos com os antigos?

    Deniz Alcione Nicolay
    95-127
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p95-127
  • "Costumo ouvir bastante que ela não é importante, mas sei que ela é sim importante” representações sobre a filosofia

    José Cavalcante Lacerda Junior
    128-143
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p128-143
  • Políticas públicas educacionais o projeto político pedagógico e a violência sexual contra a criança e o/a adolescente em uma escola militarizada de Manaus/AM

    Márcio de Oliveira, Claudiney Lofiego Cacau, Fernanda Machado Melo
    144-169
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p144-169
  • Aspectos formativos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza

    Carlos Ventura Fonseca, Flavia Maria Teixeira dos Santos
    170-193
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p170-193
  • Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) na UEMS acesso e permanência

    Carla Busato Zandavalli, Izete Fonseca Rodrigues
    194-218
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218
  • Educação infantil e crianças com transtorno do espectro autista uma proposta inclusiva em construção

    Simone Catarina de Oliveira Rinaldo, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    219-241
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p219-241
  • Resolução de problemas concepções de professores que ensinam matemática

    Janaína Poffo Possamai, Cíntia Poffo, Vilmar Ibanor Bertotti Junior, Suelen Sasse Stein
    242-256
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p242-256
  • A compreensão de professores sobre a autorregulação da aprendizagem

    Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Alessandro Augusto de Barros Façanha
    257-274
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p257-274
  • Acessibilidade da comunidade surda a informações on-line sobre doenças epidêmicas e prevalentes no Brasil para promoção de saúde

    Clévia Fernanda Sies Barboza, Paula Alvarez Abreu, Helena Carla Castro
    275-296
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p275-296
  • Fatores determinantes da evasão de estudantes de cursos superiores de tecnologia

    Josimar de Aparecido Vieira, Emanuele de Souza Teló, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    297-322
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p297-322
  • Formação para o cuidado no curso de enfermagem o que dizem os documentos institucionais

    Elane da Silva Barbosa, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    323-347
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p323-347
  • O triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19 um estudo de postagens de Secretarias Estaduais de Educação no Instagram

    Izaías Serafim de Lima Neto, Francisco Vieira da Silva
    348-373
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373
  • A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste interlocuções sistematizadas

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima
    374-395
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395
  • O currículo intercultural da escola indígena akwẽ do tocantins em uma perspectiva decolonial

    Raquel Castilho Souza, Karylleila dos Santos Andrade, Tânia Ferreira Rezende
    396-409
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p396-409

Resenhas

  • Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil conversando com professores e professoras

    Michelle de Freitas Bissoli, Sinara Narciso de Lima Aguiar, Andréa Drumond Bonetti Silva
    410-415
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415

Debates

  • “Abrir Janelas na Escrita” oficina estética como estratégia para a formação sensível de docentes

    Ana Paula Pereira, Andrea Vieira Zanella
    416-432
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432