A importância da prática pedagógica na visão dos licenciandos em ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p1-22Palavras-chave:
Educação Superior, Formação docente, CurrículoResumo
Este artigo procura discutir a importância da prática pedagógica para os discentes dos semestres iniciais da licenciatura Ciências da Natureza, que adentram os espaços escolares, agora não mais como alunos deste nível e sim, como futuros professores. Este trabalho apresenta como sujeitos da pesquisa, os discentes ingressantes, no Curso Ciências da Natureza – Licenciatura, matriculados no componente Práticas Pedagógicas I. Os relatórios produzidos pelos discentes compuseram o corpus de análise, que foram analisados através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Obtiveram-se 64 unidades de significado, organizadas em quatro categorias que descrevem a importância da Prática Pedagógica: i) vivenciar a realidade; ii) didática/metodologia ou prática docente; iii) prática pedagógica como espaço de reflexão; e iv) professor como modelo. A partir destas elaboraram-se os meta textos, discutidos à luz de referenciais teóricos sobre o tema. Pode-se inferir que as principais percepções discentes acerca da importância desse componente no currículo são a possibilidade de vivenciar a realidade escolar; observar as diferentes estratégias e práticas docentes; perceber a prática pedagógica como um espaço de reflexão sobre a própria formação; e, compreender as condições de trabalho do professor e a necessidade de valorização da profissão docente.
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