Atuação do professor no ensino superior: o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão na prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p232-246

Palavras-chave:

Ensino Superior. Formação de professores. Atuação docente.

Resumo

Este estudo analisa a atuação docente no Ensino Superior, levando em consideração o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Constituído como pesquisa exploratória e descritiva foi produzido seguindo abordagem qualitativa, acompanhada por um tratamento quantitativo. Contou com pesquisa bibliográfica e de campo envolvendo 84 professores atuantes no Ensino Superior que responderam um questionário com questões abertas e fechadas, que trataram do perfil, formação e trajetória profissional e questões relacionadas à atuação docente. As repercussões indicam que não há diálogo entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do docente do Ensino Superior. Para superar esse problema será necessária a “instauração” de uma espécie de “crise de identidade” nos professores do Ensino Superior para questionar a própria prática docente, a forma de organização dos processos de formação, o papel social da instituição de Ensino Superior e as formas de relação da sala de aula com os contextos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pós-doutor e Doutor em Educação nas Ciências; Mestre em Educação; Especialista em Ciência do Movimento Humano; Graduado em Educação Física; Graduado em Pedagogia (Segunda Licenciatura). Professor EBTT (Dedicação Exclusiva) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) atuando principalmente no GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e no GTT Escola. Membro da REIIPEFE - Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase nos temas ligados aos Desafios Políticos, Curriculares e Didáticos da Educação e da Educação Física Escolar, Formação de Professores, Docência na Educação Básica e na Educação Física e Pesquisa em Educação e Educação Física. 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; BAGNARA, Ivan Carlos; VIEIRA, Josimar de Aparecido. Atuação do professor no ensino superior: o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão na prática docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 232–246, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p232-246. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10215. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.