O professor-pesquisador da educação profissional e tecnológica: particularidades e expectativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p93-106

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação de professores, Professor pesquisador.

Resumo

Este ensaio analisa o processo de formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na perspectiva do professor-pesquisador que requer uma formação ampla e condizente com o mundo do trabalho que abarque as dimensões humanidade, criticidade e responsabilidade social. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Anastasiou e Pimenta (2002), Anastasiou e Alves (2005), Cunha e Prado (2007), Demo (2011), Freire (1996), Kuenzer (2014), Machado (2008, 2011), Moura (2019), Vieira at al (2018), Vieira et al (2014) e Vieira et al (2019). As repercussões indicam que ao assumir a postura de professor-pesquisador, o professor assume não ser o detentor do conhecimento e abre espaço para a (re)construção coletiva por meio do diálogo com os estudantes.

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Biografia do Autor

Maristela Beck Marques, Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1985) e especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI). Frequenta o curso de Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica na instituição associada Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa. Tem experiência na área de Educação com ênfase em gestão da educação, planejamento e avaliação educacional, educação profissional e formação de professores.

Taiane Lucas Pontel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria(2005). Atualmente é Assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

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Publicado

2021-06-26

Como Citar

MARQUES, Maristela Beck; PONTEL, Taiane Lucas; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O professor-pesquisador da educação profissional e tecnológica: particularidades e expectativas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 93–106, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p93-106. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9923. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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