Formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais

percepções de docentes de escolas públicas do Município de Assú – RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18429

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Tecnologias digitais, Escola pública

Resumo

Este estudo centra-se na análise da formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais de escolas públicas do Município de Assú - RN. Fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou com uma pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 10 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas circunscritas no perímetro urbano. A entrevista semiestruturada foi a técnica de produção dos dados central na investigação. Como conclusão, demarca-se, principalmente, a ausência de investimentos nas escolas públicas no que toca à formação continuada dos professores, mormente, para o uso das tecnologias digitais. As principais ações de formação continuada, quando acontecem, se dão de modo esporádico, em momentos específicos do ano, como na semana pedagógica, ou de maneira voluntária. Esse cenário limita o potencial de inovação e o uso qualitativo das tecnologias digitais na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Potiguar (UNP). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). E em Pedagogia pela Universidade Potiguar (UNP). Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Empreendedorismo e Cooperativismo. Atualmente é membro do projeto de pesquisa "Licenciaturas: estudo curricular sobre a formação inicial de professores da educação básica em Universidades Públicas do RN e PB" e do Grupo de "Estudos e Pesquisas em Formação Docente" (GEFOR) - (UFERSA/CNPq).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de coordenador (POSENSINO/UFERSA). É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Intercampi em Educação e Ensino da UECE. É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior" do Instituto Federal de São Paulo - IFSP e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016) e de vice-coordenador do POSENSINO/UFERSA (2021 - 2023). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores da Educação Básica, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática e Docência na Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisador@s em Pedagogia (REPPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Piauí UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB/UFPI, e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, onde coordena a Linha de pesquisa: Processos ensino-aprendizagem e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas LACONEX@O/UFPB. Licenciado em Letras e em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, onde lecionou por mais de 4 anos no Departamento de Educação/DED/Centro de Ciências Aplicadas e Educação/CCAE/Campus IV. Foi ainda Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Na administração institucional, tem experiência como assessor de graduação CCAE/UFPB/Campus IV (2022-2023); chefia departamental (2020 2022) (2022-2024); coordenador de estágios do curso de Pedagogia CCAE/UFPB - Campus IV (2021-2022). É membro do Grupo de Pesquisa "Formação Docente" UFERSA; membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior FoPeTec - IFSP - Campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisa: Docência no Ensino Superior e na Educação Básica da Universidade Estadual do Ceará. É editor de seção da Revista Horizontes.

Referências

ALVORADO-PRADA, Luiz Eduardo; FREITAS, Thais Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação Continuada de Professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago, 2010.

AMADOR, Judenilson Teixeira. Concepções e modelos da formação continuada de professores: um estudo teórico. Palmas: Humanidades & Inovação, 6 (2), 150-167, 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Programas recomendados e reconhecidos. Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2020.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de Professores: Aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto, 2009.

FREITAS, Helena Costa Lopes de; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1045–1061, 2021.

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p.57-186, jan. /abr, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; GURGEL, Vanessa de França Almeida; BEZERRA, João Bosco Santana; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Formação de Professores no Brasil: um panorama sobre as pesquisas do GT 08 da ANPED (2015 - 2021). Educação em Debate, Fortaleza, v. 45, n. 91, set./dez. 2023.

MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. A formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa -Portugal: Educa, 2002.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

GURGEL, Vanessa de França Almeida; MEDEIROS, Emerson Augusto de; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais: percepções de docentes de escolas públicas do Município de Assú – RN. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18429, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18429. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18429. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.