Apresentação

Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Leandro Silva Moro Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16224

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Formação Docente, Experiências teórico-práticas

Resumo

O presente dossiê, intitulado Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos, reúne artigos originados de diversos territórios e colaboradores, discutindo experiências e teorias, provocando reflexões, desafios e perspectivas pedagógicas no tocante ao processo de ensinar e aprender, e em especial abordando a formação docente nas mais variadas áreas e níveis. Apresenta diversidades temáticas e prismas teórico-metodológicos originados, em sua maioria, do III Colóquio Interfaces entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, organizado e realizado em 2022 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

Leandro Silva Moro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduado em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais (MG) (2002-2006). Especialista em Ensino de Ciências, UFU (2009-2010). Mestre (2011-2013) e Doutor em Educação (2017-2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU). Professor Temporário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2022-atual), unidade Ituiutaba-MG. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) (2022- atual), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor e Pesquisador membro da Sociedade Brasileira para Pesquisa e Estudo em Terapia Celular (SOCELL). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), institucionalmente vinculado à UFS. Parecerista Ad Hoc dos periódicos: Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP); Somma - Revista Científica do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Revista Interfaces da Educação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba; Revista ACTIO - Docência em Ciências, da UTFPR; e Em Tese: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC). Tem experiência nas áreas de Físca Geral e Radiológica, Formação Docente, Apropriações e usos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com fins Educativos e Ensino-Aprendizagem de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Física (Física Geral, Física das Radiações, Física Aplicada ao Radiodiagnóstico e a Radioproteção); Formação Docente e Práticas Pedagógicas; TDIC no Ensino de Ciências.

Referências

.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

VASCONCELOS, Carlos Alberto; MORO, Leandro Silva. Apresentação: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16224, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16224. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16224. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.