Estratégias de ensino para a educação básica noturna

o aluno como protagonista do aprendizado

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e Programa de Educação (PPGED)
  • Natalie Batista Oliveira Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática https://orcid.org/0000-0002-9754-4869

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp247-266

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino noturno, Estudante-trabalhador

Resumo

O propósito deste estudo, com fundamentação qualitativa e enfoque descritivo, foi sugerir estratégias que evidenciem os alunos do turno noturno, em posição ativa no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando os professores no enfrentamento aos desafios vivenciados nessa realidade escolar. Os dados foram coletados através do método observacional, em uma escola no município de São Cristóvão (SE), no contexto de um estágio curricular, entre os anos de 2017 e 2018. Foram observados/as, jovens de uma turma do 1º ano do ensino médio regular noturno. O estudo possibilitou a caraterização dos participantes e a descrição de situações de ensino.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e Programa de Educação (PPGED)

Graduação em Pedagogia e Geografia

Especialização em Educação

Mestrado e Doutorado em Geografia

Pos Doutorado em Educação Contemporanea

Natalie Batista Oliveira, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática

Especialista em Informática da Educação e Tutoria em Educação à Distância

Licenciada em Ciências Biológicas

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

VASCONCELOS, Carlos Alberto; OLIVEIRA, Natalie Batista. Estratégias de ensino para a educação básica noturna: o aluno como protagonista do aprendizado. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 247–266, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp247-266. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12056. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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