v. 14 n. 35 (2022)

					Visualizar v. 14 n. 35 (2022)

Revista Debates em Educação | v. 14, n. 34, Maio./Ago (2022)

Dossiê “Estudantes da Universidade, narrativas e relação com o saber"

Publicado: 2022-08-31

Expediente

Editorial

  • Apresentação - Dossiê "Estudantes da Universidade, narrativas e relação com o saber"

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35pi-xiii
    Rosemeire Reis, Soledad Vercellino, Valérie Melin
    i-xiii
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35pxiv-xviii
    Inalda Maria dos Santos
    xiv-xviii

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos

  • Desafios da prática educativa dos professores de história no ensino remoto emergencial de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p279-293
    Kecielly Cristina Santos Gonçalves Rangel, Sandra Regina do Amaral
    279-293
  • Evasão no ensino superior brasileiro conceito, mensuração, causas e consequências

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p294-314
    Cidmar Ortiz dos Santos, Luiz Alberto Pilatti, Roberto Bondarik
    294-314
  • Todas putas subjetividades de mulheres da Universidade Federal de Catalão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p315-327
    Rita Tatiana Cardoso Erbs, Adriane Erbs de Abreu, Bruna Caroline Machado Gomes
    315-327
  • O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação profissional contextualizações com o mundo do trabalho

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p328-352
    Lucas de Souza, Salete Valer
    328-352
  • As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios um olhar para a etapa do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374
    Lilian Menezes, Luciana Sedano
    353-374
  • Produção de conteúdos audiovisuais por idosos uma revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p375-394
    Bruna Kin Slodkowski, Jacqueline Mayumi Akazaki, Leticia Rocha Machado , Patricia Alejandra Behar
    375-394
  • A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411
    Rosangela Carvalho da Costa, Valmir Flores Pinto
    395-411
  • Oficina pedagógica com estratégia baseada no modelo world-café e na resolução de situação-problema para o cuidado à pessoa trans

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p412-433
    Douglas Dias Duarte, Gisella de Carvalho Queluci
    412-433
  • Escrita científica e ensino por investigação em ciências análise de textos do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456
    Keici Almeida, Viviane Briccia, Luciana Sedano
    434-456
  • Access to digital technologies and the internet in higher education validation of a diagnostic questionnaire

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p457-481
    Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva, Diego Dermeval, Adilson Rocha Ferreira, Maria Fernanda de Sousa Pimentel; Geiser Chalco Challco
    457-481
  • Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p482-499
    Andressa Santos Rebelo, Aline Maira da Silva
    482-499
  • Educação e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p500-525
    Renan Santos Furtado , Maria Rosilene Maués Gomes, Carlos Nazareno Ferreira Borges
    500-525
  • Jogos eletrônicos e educação física escolar tensões, alternativas e perspectivas docentes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p526-548
    Marcio Antonio Raiol dos Santos , Elane Pinheiro Monteiro
    526-548
  • Eu sou feminista narrativas de jovens universitárias

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p549-565
    Ana Daniele Mendes Carrera , Lucelia de Moraes Braga Bassalo
    549-565
  • Os impactos da pandemia de covid-19 no trabalho docente universitário

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p566-585
    Tainá Silva Candido, Ricardo Luiz de Bittencourt, Viviane Kraieski de Assunção
    566-585
  • Desafios e impactos da implantação do curso de pedagogia a distância da UFAL narrativas da vida profissional dos egressos das primeiras turmas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p586-611
    Elza Maria da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    586-611

Resenhas

  • Hermann Hesse a magia de uma infância

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p612-617
    Rodrigo Avila Colla
    612-617