Todas putas

subjetividades de mulheres da Universidade Federal de Catalão

Autores

  • Rita Tatiana Cardoso Erbs UFCAT
  • Adriane Erbs de Abreu
  • Bruna Caroline Machado Gomes

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p315-327

Palavras-chave:

Feminismo, Pesquisa (auto)biográfica, Universidade

Resumo

Este trabalho teve por objetivo compreender as histórias de vida das alunas participantes do movimento Todas Putas, destacando suas motivações e possíveis relações com a comunidade acadêmica. A pesquisa tem caráter qualitativo, baseando-se na abordagem da pesquisa (auto)biográfica; foram realizadas entrevistas com cinco participantes do movimento. Identificamos duas dimensões e palavras/expressões presentes nas narrativas: feminismo, emancipação e resistência; arte, família e universidade. Buscamos elaborar uma forma metodológica de análise que entrelaçasse a educação, a psicologia, a antropologia, a sociologia e a história da educação. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre às questões políticas das mulheres e dos espaços que ainda precisam ser ocupados por elas e mantidos na nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Adriane Erbs de Abreu

Psicóloga (UFCAT), voluntária nas pesquisas do Mestrado em Educação/UFCAT, interesse em pesquisas (auto)biográficas com as temáticas: subjetividade feminina e educação do campo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em teoria Histórico-cultural e Processos Psicossociais.

Bruna Caroline Machado Gomes

Graduanda em Psicologia Bacharelado e Licenciatura – bolsista de iniciação à pesquisa e voluntária em pesquisas do Mestrado em Educação/UFCAT.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

CARDOSO ERBS, Rita Tatiana; ERBS DE ABREU, Adriane; MACHADO GOMES, Bruna Caroline. Todas putas: subjetividades de mulheres da Universidade Federal de Catalão. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 315–327, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p315-327. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13697. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

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