Escola e democracia, extensão universitária e a formação de professores no Brasil

uma concepção pedagógica em defesa da educação escolar como instrumento de transformação social

Autores

  • Rosimeri da Silva Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Dalton José Alves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17567

Palavras-chave:

“Escola e Democracia”, extensão universitária, formação de professores

Resumo

Considerando a diversidade de conhecimentos teóricos e operacionais que atravessam a formação docente no Brasil, a Extensão se efetua como um dos instrumentos fundamentais no campo de ações  teórico-práticas, atentas ao movimento de transformação do real. Se esse trabalho é o que dá sentido à prática educativa fundada nos princípios do materialismo histórico-dialético, ganha relevo o estudo de caso da obra “Escola e Democracia” e sua relação com a história de organização e funcionamento do Grupo de Estudos da Pedagogia Histórico-Crítica, sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GEPHC/UNIRIO). As evidências identificadas nesta investigação confirmam a relevância das ações desse Grupo de Estudos, considerando o fomento de espaços de debates e publicações decorrentes deste núcleo extensionista atento a um dos fundamentos da obra “Escola e Democracia” que é a defesa da educação escolar como instrumento da transformação social.

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Biografia do Autor

Rosimeri da Silva Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Com Doutorado em Historia da Educação pela UNICAMP (2013). Graduada em Pedagogia (2000) e Mestre em Educação (2005) pela - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR,/ UNICAMP. Presidente do Fórum Continuo de Assuntos Históricos e Educacionais - FOCAHE

Dalton José Alves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Graduação em Filosofia, com Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), bem como Mestrado e Doutorado em Educação, na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Ano de 2000 e 2005, respectivamente). Atua na área de Filosofia e História da Educação com pesquisas e trabalhos sobre o tema do ensino de filosofia, bem como na área de Trabalho e Educação, com pesquisa sobre a educação do trabalhador na escola pública brasileira e o papel da Filosofia como Disciplina no Ensino Médio na formação do estudante trabalhador. Docente da disciplina Educação e Trabalho do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO, na modalidade presencial (vespertino e noturno) e na modalidade de educação a distância (LIPEAD), desde o seu ingresso na Instituição, em setembro de 2009. Eventualmente, atua na docência de Educação e Filosofia, Educação e Economia Política na Graduação, de acordo com a necessidade. Atua na Extensão, na Coordenação e/ou Vice-Coordenação de Projetos, na área de ensino de filosofia e/ou sobre a Pedagogia Histórico-Critica, em defesa da escola pública como instrumento de transformação social. Professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia em Rede (PROF-FILO) da UNIRIO. 

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

PEREIRA, Rosimeri da Silva; ALVES, Dalton José. Escola e democracia, extensão universitária e a formação de professores no Brasil: uma concepção pedagógica em defesa da educação escolar como instrumento de transformação social. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17567, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17567. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17567. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

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