v. 16 n. 38 (2024)

					Visualizar v. 16 n. 38 (2024)

Revista Debates em Educação | v. 16, n. 38, jan. dez. | Fluxo contínuo

Publicado: 2024-01-22

Expediente

Artigos

  • Organização curricular do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente por um estudo da concepção pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477
    Marcos Dias dos Santos, Rivadavia Porto Cavalcante, Marcelo Rythowem
    e16477
  • Universidades S.A a formação enxuta e flexível de nos cursos superiores de tecnologia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16515
    Igor Andrade da Costa, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
    e16515
  • A alfabetização de crianças da escola para vida a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954
    Suzana Mary de Andrade Nunes
    e17954
  • Trajetória de formação de professores narrativas de memória

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16162
    Jairo Luis Fleck Falcão, Erika Maisa dos Santos Padovan
    e16162
  • Violência escolar e apoios cotidianos percepções de jovens de uma escola pública

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16322
    Júlia Vieira Muniz de Albuquerque, Danilo Santos do Carmo, Waldez Cavalcante Bezerra
    e16322
  • A atuação do professor do magistério superior na editoração de periódicos científicos da área educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18214
    Marcelo Nolasco Barreto, Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Claudio Pinto Nunes
    e18214
  • A terapia transpessoal no atendimento psicológico do talentoso musical

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18222
    Carla Luciane Blum
    e18222
  • Questões Sociocientíficas a partir de Situação-problema um caso no Ensino Remoto

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17533
    Bruna Kélvia Alves de Oliveira, Miyuki Yamashita
    e17533
  • Formação Docente e os desafios de uma educação inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17537
    Andreia Viana da Silva Diniz, Eda Maria de Oliveira Henriques
    e17537
  • Educação Infantil, docência e pandemia tentativas de vínculos, excesso de demandas, grandes desafios

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16610
    Leandra Souza Machado, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    e16610
  • O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817
    Cícera Gomes da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana
    e17817
  • Reflexões sobre o ensino de Antropologia na Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16052
    Fernanda Valli Nummer, Luana Rosa da Silva, Adriany Souza da Silva de Lima
    e16052
  • A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação anotações sobre @uma_intelectual_diferentona

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992
    Maria Eduarda Duca Milano, Daniela Nery Bracchi
    e17992
  • A participação dos professores na reforma do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16478
    Ramon de Oliveira
    e16478
  • A concepção histórico-crítica de currículo entrevista com Dermeval Saviani

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823
    Carolina Nozella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior
    e17823
  • Atendimento Educacional Especializado em creches e pré-escola análise dos documentos norteadores de uma professora da Educação Especial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17600
    Eleusa Maria Passos Tenório, Elisangela Leal de Oliveira Mercado
    e17600
  • A metodologia da bricolagem uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909
    Anderson Luiz Gonzalez, Kamila Lockmann
    e16909
  • Narrativas autobiográficas na pesquisa e na formação de professores descortinando múltiplas experiências

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17308
    Francisco Marcos Pereira Soares, Antonia Edna Brito
    e17308
  • A escolha do curso de pedagogia em contexto de esvaziamento da educação e da carreira docente entre pertencimentos, (im)possibilidades e reconhecimentos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16156
    Luciana Ponce Bellido, Maria Izabel Machado, Marta Maria Valeriano
    e16156
  • A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843
    Rafael Silva de Araujo, Bruno Silva Leite
    e15843
  • A escuta sensível de adolescentes atravessada por uma perspectiva docente no programa pode falar (UNICEF)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16574
    José Arthur da Silva Santos, Hugo Monteiro Ferreira
    e16574
  • Principais dificuldades descritas no aprendizagem de química para o Ensino Médio revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16890
    Wladimyr Mattos Albano, Cristina Maria Carvalho Delou
    e16890
  • Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado de Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029
    Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    e16029
  • Carta a Naomar de Almeida-Filho e Luis Eugenio de Souza apresentação da UFCA como modelo protópico para a universidade brasileira

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17602
    Ives Romero Tavares do Nascimento, Luiz Felipe de Sousa Fideles
    e17602
  • Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328
    Alba Valeria de Sant Anna de Freitas Loiola, Raquel Salcedo Gomes, Andresa Silva da Costa Mutz, Andreia Santos Sachete
    e17328
  • A fluidez do Espaço Esco(Lar) em tempos de pandemia no Amazonas .

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17539
    Ivan Nunes de Souza, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão
    e17539
  • Escola, didática e pobreza na realidade brasileira Que aprendizagem? Que ensino? Que conteúdos? Que estratégias metodológicas? Entrevista com Marilza Suanno e José Carlos Libâneo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18224
    Marilza Vanessa Rosa Suanno, José Carlos Libâneo, Abdízia Maria Alves Barros
    e18224
  • Concurso público para o magistério da Bahia uma análise crítica das provas de química

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16626
    Jayne Santos Leal, Mara Aparecida Alves da Silva, Geronimo Lopes Lima
    e16626
  • O discurso regulador da BNCC para a Educação Escolar Indígena etnofagia neoliberal e biopolítica/necropolítica como sinônimos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17652
    Adrião da Silva Mendes, Sandro Guimarães de Salles
    e17652
  • Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609
    Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Erica Bianco de Souza Queiroz
    e17609
  • A leitura da língua portuguesa como L2 por surdos ressignificando o discurso da “dificuldade”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16092
    Aline Olin Goulart Darde, Ana Paula Santana
    e16092
  • “Deu um up no meu ensino” processos formativos na autoeficácia de docentes universitários no pós-pandemia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16873
    Caren Rossi, Valesca Irala
    e16873
  • Aprender pela pesquisa e o ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16016
    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    e16016
  • Mulheres nas ciências da natureza desafios na construção de carreira científica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533
    Evelym Chaves Meireles, Carmem Lucia Artioli Rolim
    e16533
  • E-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de Educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216
    Júlio Cesar Correia da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    e16216
  • Família e escola ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931
    Rozeli de Farias, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
    e15931
  • Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954
    Marlene Zwierewicz, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Verónica Violant Holz
    e15954
  • Desenhos e experiências de políticas de responsabilização escolar no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16037
    Luisa Xavier de Oliveira, Anderson Gonçalves Costa, Wirla Risany Lima Carvalho
    e16037
  • O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16165
    João Francisco Lopes de Lima, Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho
    e16165
  • Formação, práticas e saberes constituição da identidade docente no curso de Química da UNILAB/Ceará

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v16n38pe14146
    Elisangela André da Silva Costa, Bruno Miranda de Freitas, Maria do Socorro Lopes da Silva
    e14146
  • Análise das iniciativas em Educação Ambiental em escolas no oeste do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14905
    Maria Victoria Castanha Bedin, Valéria Iared
    e14905
  • Representações Sociais da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização de estudantes de Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15827
    Laeda Bezerra Machado
    e15827
  • Religião, contexto, sagrado e pertencimento povo indígena Xukuru-Kariri

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876
    Marcondes Silva da Rocha, José Bezerra
    e15876
  • Enfoque regional da educação em solos em Santa Catarina

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15793
    Schayanne Matos Henrique, Letícia Sequinatto-Rossi, Gustavo Eduardo Pereira
    e15793
  • Violência simbólica a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195
    Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante, Luciano Bairros da Silva, Sonia Maria Soares Ferreira, Lupicinio Íñiguez-Rueda
    e15195
  • Educação Indígena o que se tem pesquisado?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15850
    Arliene Stephanie Menezes Pereira, Karla Angélica Silva do Nascimento, Maria Aparecida Alves da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho
    e15850
  • Autoridade docente e indisciplina na escola a voz dos professores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298
    Suele Aparecida Leite de Sousa, Maria do Horto Salles Tiellet
    e14298
  • DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868
    Elaine Alves Leite, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
    e15868
  • Políticas de formação (im)postas no Brasil uma discussão a partir de narrativas docentes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15211
    Renata Helena Pin Pucci, Thaigo Antunes-Souza, Luciana Haddad Ferreira
    e15211
  • A EJA e os ideais das CONFINTEAS

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857
    Paulo Henrique Freire Bourdette Ferreira , Janaína Silva de Souza, Ruth Maria Mariani Braz
    e15857

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

  • Apresentação Dossiê Ensino de Ciências para crianças

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18969
    Elton Fireman, Leonir Lorenzetti, Mariana Pizarro
    e18969
  • Pensamento crítico e criativo na educação em ciências desde os primeiros anos Desafios e potencialidades

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18848
    Celina Tenreiro-Vieira, Rui M. Vieira
    e18848
  • A leitura no ensino de Ciências o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18249
    Tamiris de Almeida Silva, Luciana Sedano, Elton Casado Fireman
    e18249
  • A percepção ambiental de crianças sobre o descarte de resíduos sólidos urbanos uma abordagem com um livro digital

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18272
    Yasmin Ribeiro Moreira, Edith Gonçalves Costa, Sebastião Rodrigues-Moura
    e18272
  • Atividades de astronomia como fomento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo do Ensino Fundamental um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242
    Luisa Fernanda Marques, Andreia Beatriz Moreira, Pedro Donizete Colombo Junior
    e18242
  • Educação CTS/CTSA e Formação Continuada de Professores da Educação Infantil O que apontam as Pesquisas?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18253
    João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Nájela Tavares Ujiie
    e18253
  • Educação em Saúde proposições para implementações de práticas educativas com crianças no Ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18264
    Fabiele Rosa Pires, Ana Flavia Zorzi, Julio Cesar Bresolin Marinho
    e18264
  • Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18297
    Ariane Truppel, Daniela Tomio
    e18297
  • Contextos investigativos e elementos naturais vivências e experiências na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18266
    Débora Ferreira Martins, Noemi Sutil, Lilian de Souza Vismara
    e18266
  • Conhecendo a terra que existo caminhos da Alfabetização Científica Freireana na Primeira Infância no Alto Sertão Alagoano

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18292
    Isaura Lays Sá Fernandes de Souza, Bruna Dayseane Almeida dos Santos, Ana Paula Solino Bastos
    e18292
  • Menina hoje, cientista amanhã incentivos para educação e emancipação de gênero na infância

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18270
    Daniela Finco, Samara Silva Santos
    e18270
  • Ensino de Paleontologia nos anos iniciais oportunidade para promover a Alfabetização Científica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18279
    Ruben Alexandre Boelter, Andréa Inês Goldschmidt
    e18279
  • Reflexões de uma professora acerca das tensões de ensinar ciências para crianças

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18289
    Eliane Ferreira de Sá, Ely Maués
    e18289
  • O Ensino de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais um olhar para a Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18265
    Alíson Wagner dos Santos, Orlane Fernandes Silva, Adelmo Fernandes de Araújo
    e18265
  • Pensamento crítico nos anos iniciais do ensino fundamental análise de uma atividade aplicada no contexto brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18250
    Bruna Marques Duarte, Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
    e18250
  • Arraste o mouse até a vermicomposteira! Ensinando Ciências na Educação Infantil com um jogo digital

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18256
    Taitiany Bonzanini, Rafaela Ichiba
    e18256

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

  • Dossiê "A pesquisa na Pós-Graduação e suas interfaces com a Educação Básica" Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18781
    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Marlene Zwierewicz, Ramon Garrote, Maria Dolores Fortes Alves
    e18781
  • Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação uma revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419
    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Cibeli Aparecida de Souza Cordeiro, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
    e18419
  • A contribuição da pesquisa na pós-graduação para a educação inclusiva um diagnóstico das salas de recursos multifuncionais na educação básica de União da Vitória, PR

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18424
    Lislaine Paula Queiróz Ferreira, Madalena Pereira da Silva
    e18424
  • Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412
    Luciane Sena da Cunha Souza, Maria José de Pinho, Kenia Paulino de Queiroz
    e18412
  • Desenvolvimento de um Ecossistema para a Gestão de Dados da Educação Básica na Paraíba uma ferramenta de apoio para pesquisa e gestão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18367
    Uyguaciara Veloso Castelo Branco, José Jorge Lima Dias Júnior, Edineide Jezine
    e18367
  • Da formação tradicional à formação transcomplexa contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416
    Marlene Zwierewicz, Aline Lima da Rocha Almeida, Andréia Anciutti dos Santos
    e18416
  • Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422
    Mara Regina Zluhan, Shirlei de Souza Corrêa, Cirlei de Souza Moreira Dias
    e18422
  • A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio possibilidades e desafios

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18573
    Fabiano Quadros Ruckert
    e18573
  • Além do conhecimento a importância do transcendental na percepção juvenil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18366
    Patrick Vieira Ferreira, Vera Maria Nigro de Souza Placco
    e18366
  • A Ciência Forense como um campo de conhecimento potencialmente transdisciplinar uma pesquisa de representações sociais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430
    Mikaelly Rafaela Mariniak, Thaís Rafaela Hilger , Ettiène Cordeiro Guérios
    e18430
  • Escolas criativas e criatividade integral

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578
    Rejane Gomes Tavares, João Henrique Suanno, Saturnino de La Torre
    e18578
  • Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428
    Tamires de Campos Leite, Maria Dolores Fortes Alves
    e18428
  • Novo Ensino Médio levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571
    Franciele Mariani Pasqual, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
    e18571
  • O compromisso de uma pesquisa da pós-graduação com a leitura e a criatividade na Educação Básica vivências e registros na criação de cenários ecoformadores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18410
    Adriana da Silva Ferreira de Oliveira, Vera Lúcia Simão, Eva Katlin Zarur Fragoso
    e18410
  • Diálogo entre Universidade e Escola contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418
    Adriana Massaê Kataoka, Daniele Saheb Pedroso, Jocimara Peretiako
    e18418
  • Curadoria digital de lives acadêmicas potencialidades para a formação de professores de Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18409
    Helena Maria Ferreira, Lara Tranali Mendonça Oliveira, Larissa Alvarenga de Souza Honorato
    e18409
  • Formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais percepções de docentes de escolas públicas do Município de Assú – RN

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18429
    Vanessa de França Almeida Gurgel, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    e18429
  • O Pensamento Complexo na Formação Docente para a Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18427
    Elis Regina Mazzurana, Edna Liz Prigol, Adriana Aparecida Dihl Adacheski
    e18427
  • Ludicidade e Didática Sensível contribuições da pesquisa na pós-graduação à Educação Infantil e suas conexões com a Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18420
    Paula Silva Resende Fernandes, Núria Lorenzo Ramírez, Marcos Fernandes-Sobrinho
    e18420
  • O Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Federal de Goiás

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18570
    Leticia Leão de Carvalho Pimenta, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado
    e18570
  • Programa de Generación de Saber activos implementados y beneficios para Alagoas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18566
    Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Maisa Gomes Brandão, Maria Dolores Fortes Alves
    e18566
  • Enacionismo, ecologia e um caminho de emancipação e descolonização das práticas artísticas escolares

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18450
    André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira
    e18450
  • Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425
    Samyra Bytthyan De Melo Zeferino, Maria Aparecida Pereira Viana
    e18425

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

  • Apresentação - Dossiê Avaliação na e da Educação Superior Tópicos sobre Inclusão e Acessibilidade

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17427
    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e17427
  • Indicadores de inclusión y políticas institucionales en una Universidad Pública brasileña

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16880
    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e16880
  • Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior pesquisa documental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16830
    Adriana Martins de Oliveira, Andrea Perosa Saigh Jurdi, Maria da Conceição dos Santos
    e16830
  • Política universitaria de discapacidad y accesibilidad desde un enfoque interseccional y transversal

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16912
    Marcela Mendez, Juliana Cabeza, Gladys Martínez
    e16912
  • Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior um olhar sistêmico e complexo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914
    Viviane Spadaro Di Gesú, Roberto Gimenez, Rafael Lima Medeiros Ferreira
    e16914
  • Inclusão no Ensino Superior o comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16832
    Ana Cristina Silva Daxenberger, Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, Nielson Firmino de Oliveira
    e16832
  • Análise das políticas de acessibilidade segundo o PDI de uma universidade estadual pública brasileira

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16915
    Débora Chiararia de Oliveira, Ana Paula Camilo Ciantelli
    e16915
  • Pedagogía inclusiva y evaluación de los aprendizajes, una relación compleja

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16835
    Judith Perez Castro
    e16835
  • Trajetórias e ações educacionais em universidades públicas do Norte brasileiro discutindo a inclusão de estudantes com deficiência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16899
    Laura Ceretta Moreira, Joseane de Lima Martins, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    e16899

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

  • Apresentação: Dossiê Políticas educativas na América Latina e disputas pelo direito à educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18097
    Cibele Maria Lima Rodrigues, Givanildo da Silva, Nora Gluz
    e18097
  • El avance de las nuevas derechas y el cercenamiento de lo común en las políticas educativas argentinas del SXXI

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17876
    Nora Beatriz Gluz, Axel Kesler
    e17876
  • Educación superior en México, neoliberalismo y proceso de transición

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17879
    María Guadalupe Olivier Téllez
    e17879
  • El plan es no tener Plan un análisis de la vigencia de los planes educativos en Paraguay

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17880
    Gabriela Walder, Rodolfo Elías, Ana Gabriela Portillo Martínez, Angeles Ferreira Ferreiro
    e17880
  • A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882
    Ingrid Klebyane Farias de Luna Barbosa, Gleyce Kelly dos Santos Leão, Cibele Maria Lima Rodrigues
    e17882
  • Convergências e divergências das políticas e programas de educação integral no Brasil e na América Latina uma narrativa histórica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17881
    Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, Edilange Batista Galvão, Rachel Costa de Azevedo Mello
    e17881
  • Os desafios na implementação da política de educação em tempo integral no estado de Alagoas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17878
    Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    e17878
  • Responsabilidade educacional na Câmara dos Deputados e no Senado Federal o que está em disputa?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17874
    Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues, Allan Solano Souza
    e17874
  • As condições do trabalho docente no contexto de disputas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17877
    Givanildo da Silva, Eva Pauliana da Silva Gomes, Vânia Silva de Oliveira Cordeiro
    e17877
  • Direito à educação e desigualdades efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886
    Alexandre William Barbosa Duarte, Dalila Andrade Oliveira
    e17886

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

  • Apresentação - Dossiê Formação de professores que ensinam Matemática contextos e práticas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17168
    Carloney Alves Oliveira, Edvonete Souza de Alencar
    e17168
  • Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal Brazil and Portugal

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652
    Carloney Alves de Oliveira, Sónia Matilde Pinto Correia Martins
    e16652
  • CHATGPT, Metaverso, Web3 e outras tecnologias desafios à educação do futuro

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16114
    Renato Ribeiro Guimarães, Vilmar Malacarne, Fábio Lopes Alves
    e16114
  • Escape Room no ensino das funções uma experiência de gamificação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16081
    Luis Fabián Gutiérrez-Fallas
    e16081
  • Youtube tessituras que perfazem a formação docente

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16003
    Filipe Antônio Araújo Moura, Andrea Karla Ferreira Nunes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e16003
  • Proposta para o ensino de Geometria sólidos no Geogebra

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862
    Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
    e15862
  • El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en un libro para profesores de educación infantil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16047
    Ana Paula Bolsan Sagrilo Silveira, Edvonete Souza de Alencar, Danilo Diaz-Levicoy
    e16047
  • O formador de professores em contextos de formação continuada em modelagem na educação matemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16027
    Adan Santos Martens, Tiago Emanuel Klüber
    e16027
  • Conhecimento interpretativo de futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ao atribuírem significado a produções de alunos no contexto de abordagens alternativas ao algoritmo típico da subtração

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16020
    Miguel Ribeiro
    e16020
  • Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996
    Camila Benites Bieleski Moré, Renata Viviane Raffa Rodrigues
    e15996
  • Formadores de profesores de Matemáticas contextos y prácticas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15961
    Leticia Sosa Guerrero, Wendy Jhoana Jiménez Ávila
    e15961
  • Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15950
    Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
    e15950
  • Education and (self)formation in revisiting educational memories an autobiographical journey from the experiences of a brazilian student (1985-1998)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16055
    José Cicero Pinto dos Santos, Margarida Louro Felgueiras, Elisabete Ferreira
    e16055
  • Monitoramento e avaliação da educação em Itapetininga/SP entre diretrizes e resultados

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16011
    Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Daniele Xavier Ferreira Giordano, Paulo Gomes Lima
    e16011
  • O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010
    José Elyton Batista dos Santos, Mário Jorge Oliveira Silva, Marilene Batista da Cruz Nascimento
    e16010
  • Iniciação Científica e Formação Docente conhecimentos matemáticos manifestados em contexto colaborativo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15980
    Gabriel Linhares de Sousa, Marcilia Chagas Barreto
    e15980
  • A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968
    Anderson Lima de Araújo, Raquel Alves Sobrinho
    e15968
  • Ações formativas em uma disciplina de prática de ensino de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15949
    André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira
    e15949
  • Toma de decisiones del profesorado al enseñar estadística y probabilidad

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15810
    Teresa Carrasco, Eugenio Chandia, Claudia Vásquez
    e15810

Debates

  • Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496
    Caroline Moreira de Oliveira, Diana Negrão Cavalcanti, Kamila Castro Grokoski
    e16496
  • A ciência e o conhecimento científico na formação do homem contemporâneo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688
    Verônica Alves dos Santos Conceição, Cristiane de Magalhães Porto
    e16688

Entrevistas

  • Memórias do diálogo de Paulo Freire com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima/Guarulhos-SP

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18549
    Hélio de Sousa Reis, Rosemeire Reis, Rodrigo Rabello
    e18549
  • Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694
    Roberto Ribeiro Faria, Gutemberg Silva Gomes , Odonírio Abrahão Júnior
    e16694

Resenhas

  • Pesquisa em política educacional perspectivas metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485
    Diego Bechi, Ana Luiza Fochesatto
    e16485