Nexos teóricos entre a pedagogia histórico-crítica e o enfoque histórico-cultural sobre a atividade de estudo

Autores

  • Raquel Elisabete de Oliveira UNESP FCLAR
  • Juliana Campregher Pasqualini Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara Unesp

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17534

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Atividade de Estudo, Psicologia histórico-cultural, Davidov

Resumo

Apresentam-se resultados de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica que teve como horizonte a incorporação das formulações teóricas sobre a atividade de estudo realizada por autores da psicologia histórico-cultural, notadamente por Davidov, como subsídio psicológico à teorização histórico-crítica sobre o ensino escolar. Argumenta-se que ambos sistemas conceituais guardam especificidades no tocante ao objeto e contexto de formulação mas convergem no que respeita aos fundamentos filosófico-metodológicos, e que a articulação entre eles permite avançar especialmente no âmbito da didática do ensino da idade escolar no contexto da pedagogia histórico-crítica.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

OLIVEIRA, Raquel Elisabete de; PASQUALINI, Juliana Campregher. Nexos teóricos entre a pedagogia histórico-crítica e o enfoque histórico-cultural sobre a atividade de estudo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17534, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17534. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17534. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

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