v. 13 n. 33 (2021)

					Visualizar v. 13 n. 33 (2021)

Revista Debates em Educação | v. 13, n. 33, Set./Dez. (2021)

Dossiê “Educação Infantil e currículo(s): cultura(s), docência e formação em debate (volume 1)"

Publicado: 2021-12-22

Expediente

Editorial

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

  • BNCC para a educação infantil e a urgência de resistências

    Solange Estanislau dos Santos, Elina Elias de Macedo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p1-14
  • Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil uma discussão a partir dos Estudos Culturais

    Bianca Salazar Guizzo, Vanessa da Silva Almeida
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p15-32
  • Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais

    Rodrigo Saballa de Carvalho, Gertrudes Angélica Vargas Bernardo, Amanda de Oliveira Lopes
    33-57
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p33-57
  • Mulheres Manauaras, Pomeranas, de comunidade de terreiro e a diversidade linguística algumas reflexões para pensar o currículo da educação infantil

    Vanderlete Pereira da Silva, Mariana Semião de Lima, Rosali Rauta Siller
    58-73
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p58-73
  • Educação infantil e currículo o entusiasmo da cultura e a alegria da criança na superação de uma educação homogeneizadora

    Ivone Barbosa, Telma Silveira, Marcos Soares
    74-93
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p74-93
  • As condições de emergência das diretrizes curriculares de campinas para a educação infantil

    Maísa Ferreira, Mário Luiz Ferrari Nunes
    94-112
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p94-112
  • Um referencial curricular para as crianças dos 3 aos 6 anos a realidade portuguesa

    Maria Joao Cardona
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p113-128
  • Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil algumas questões epistemológicas no contexto da BNCC

    Ademilson Soares
    129-149
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p129-149
  • O currículo como antecipação da história da criança contradições entre educação e escolarização no desenvolvimento de 0 a 6 anos de idade

    Armando Marino Filho, Suely Amaral Mello, Cassiana Magalhães
    150-167
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p150-167
  • Currículo e infância o olhar das crianças, desde bebês, para a educação infantil e além

    Marcia Aparecida Gobbi, Claudia Valentina Assumpção Galian, Thais Monteiro Ciardella
    168-194
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p168-194
  • A participação das crianças na elaboração e efetivação dos currículos na educação infantil uma condição fundamental para promover o processo de humanização

    Ilaine Inês Both, Michelle de Freitas Bissoli, Aline de Andrade Barroso Moraes
    195-218
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p195-218
  • Entre limites e possibilidades participação de crianças na prática pedagógica e intencionalidade docente

    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Tacyana Karla Gomes Ramos
    219-239
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p219-239
  • Entre paredes, jardins, solários e salas de atividades: há bebês e crianças por aqui! a espacialização e institucionalização do viver na educação infantil

    Jader Janer Moreira Lopes, Silvia Helena Valentim, Thiago Bogossian
    240-261
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p240-261
  • Planejamento narrativo na educação infantil

    Marlene Oliveira dos Santos
    262-286
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p262-286
  • A brincadeira como princípio da prática pedagógica na educação infantil brincar, participar, planejar

    Suzana Marcolino, Maria Walburga dos Santos
    287-311
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p287-311
  • Processos criativos em dança na educação infantil e metodologias participativas de pesquisa com crianças

    Milene Braga Goettems, Patrícia Dias Prado
    312-332
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p312-332
  • Diversidades culturais, deficiências e inclusão a potência curricular da educação infantil

    Marcos Cezar de Freitas
    333-354
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354
  • Educação infantil, currículo e cidade crianças em espaços culturais de Belo Horizonte

    Tulio Campos, Levindo Diniz Carvalho, Mônica Correia Baptista
    355-376
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p355-376
  • Afinal, o que querem os bebês?

    Gabriela Tebet, Anete Abramowicz
    377-390
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p377-390