Planejamento narrativo na educação infantil

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p262-286

Resumo

O objetivo deste artigo é engendrar diálogos sobre planejamento narrativo na Educação Infantil, evidenciando novos significados para o ato de planejar. Do ponto de vista teórico-metodológico, desenvolveu-se um estudo exploratório de caráter bibliográfico situado na abordagem qualitativa de pesquisa, que consistiu em reflexões sobre planejamento na Educação Infantil, a partir dos estudos de Ostetto (2000), Corsino (2009) e Fochi (2015), e no fomento de discussões sobre o planejamento narrativo. Conclui-se que o planejamento narrativo se apresenta como uma possibilidade de ser guia para o trabalho pedagógico e de ser, concomitantemente, um (con)texto para a formação, a atualização do currículo, o estudo e a pesquisa sobre experiências do docente e das crianças na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação - Departamento I

Doutora em educação, Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFBA, lotada no Deártamento de Educação I, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI).  Área de atuação: Educação Infantil, políticas públicas de EI, docência, currículo e ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

SANTOS, Marlene Oliveira dos. Planejamento narrativo na educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 262–286, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p262-286. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12653. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate