As condições de emergência das diretrizes curriculares de campinas para a educação infantil

Autores

  • Maísa Ferreira FEF - UNICAMP
  • Mário Luiz Ferrari Nunes

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p94-112

Palavras-chave:

Educação Infantil, Política Curricular, Infância

Resumo

Apresentamos um panorama das condições de emergência das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil de Campinas. Para tanto, tomamos como ferramenta metodológica a análise pós-estrutural de currículo, proposta por Cherryholmes (1993). Como resultado, percebemos que a fim de regular os modos de ser das crianças, diversos agentes governamentais criam ações políticas para capturar seus corpos. Destacamos os embates das relações público-privadas ao nos deparamos com as Naves-Mãe e, também, observamos que o documento estudado, bem como todo o seu processo de criação, é produzido a partir de uma força de oposição aos projetos privatizantes.

 

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Referências

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

FERREIRA, Maísa; NUNES , Mário Luiz Ferrari. As condições de emergência das diretrizes curriculares de campinas para a educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 94–112, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p94-112. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12757. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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