v. 14 n. 36 (2022)

					Visualizar v. 14 n. 36 (2022)

Revista Debates em Educação | v. 14, n. 36, Set./Dez. (2022)

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Publicado: 2022-12-23

Expediente

Editorial

  • Apresentação – Dossiê "Complexidade, tessituras educacionais e poética transdisciplinar"

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36pi-iii
    Maria Dolores Fortes Alves, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Izabel Cristina Petraglia, Maria José de Pinho
    i-iii
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36piv-vi
    Inalda Maria dos Santos
    iv-vi

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

  • A centralidade da compreensão humana em tempos de incerteza a racionalidade aberta, a ética e a poesia para um humanismo regenerado

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p1-12
    Ricardo Antunes de Sá, Flavia Roldao, Jacqueline Lindstron
    1-12
  • A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos vivências e convivências complexas na instituição escolar

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p13-20
    Jardinete Tavares, Izabel Cristina Petraglia
    13-20
  • A contribuição da transdisciplinaridade para a construção de um olhar multidimensional uma análise a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p21-41
    Dijan Leal de Sousa, Maria José de Pinho, Eloiza Marinho dos Santos
    21-41
  • Iniciativas transdisciplinares em pesquisas de pós-graduação no Brasil e na Colômbia um estudo de revisão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p42-59
    Marlene Zwierewicz, Diana Paola Martínez Salcedo, Elkin Alirio Llanos Valencia, Juan Miguel González Velasco
    42-59
  • As contribuições de um cenário criativo ecoformador na tessitura do processo de ensino e aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p60-73
    Iliane Stein, Madalena Pereira da Silva, Joel Cezar Bonin
    60-73
  • Religa e religa a vida em um mundo de incertezas e resiliência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p74-89
    Juan Miguel Gonzalez Velasco
    74-89
  • A Educação Física na formação integral e trandisciplinar do ser humano

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107
    João Henrique Suanno, Anna Clara Souza Sobral
    90-107
  • Inclu-ação a inclusão na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134
    Vera Lúcia Simão, Márcia de Souza Lehmkuhl, Erecilda da Rocha Fragata
    108-134
  • Pensar complexo é um exercício

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p135-148
    Alcione Batista Leite, Milton Carlos Mariotti
    135-148
  • Os pilares do pensamento ecossistêmico e inclusão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p149-167
    Rosane Souza, Arlete Rodrigues dos Santos Santa Rosa, Maria Dolores Fortes Alves
    149-167
  • Teia da relação existencial de uma professora camponesa formação continuada sob o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p168-184
    Tamires de Campos Leite, Maria Dolores Fortes Alves
    168-184
  • Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p185-197
    Marilda Aparecida Behrens, Patrícia Fonseca F. Fleury, Edna Liz Prigol
    185-197
  • Narrativa autoformadora

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p198-218
    Paula Pereira Scherre, Maria Cândida Moraes
    198-218
  • Complexidade e transdisciplinaridade uma via para formação inicial em pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p219-238
    Daniele Saheb Pedroso, Cléo Mann, Michelle Jordão Machado
    219-238
  • “Princípio didático”, “autonomia docente” e “matriz pedagógica” em tessitura complexa e transdisciplinar

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p239-256
    Ettiene Guerios, Heliza Colaço Góes, Karine Monteiro
    239-256
  • The re-enchantment of life, nature and the cosmos from transpersonal approach the case of John the music talent

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p257-269
    Carla Luciane Blum
    257-269
  • Para além dos territórios disciplinares transdisciplinaridade como princípio-estratégia de reorganização do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p270-280
    Marilza Vanessa Rosa Suanno
    270-280
  • Resenha: Paradigma educacional e ecosistêmico por uma nova ecologia da aprendizagem humana - Maria Cândida Moraes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p281-286
    Nize Maria Campos Pellanda
    281-286

Artigos

  • Estratégias de formação de crianças no campo – “O Agrinho”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p287-298
    Amone Alves
    287-298
  • Formação continuada na/da Educação Infantil com foco na Educação Especial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p299-318
    Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Clayde Aparecida Belo da Silva
    299-318
  • Aprendizagem Baseada em Mapas Conceituais na graduação médica desempenho acadêmico em uma instituição do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p319-337
    Maria Helena Rosa da Silva, Maria Rosa da Silva, Claudio José dos Santos Júnior, Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
    319-337
  • Processos formativos da coordenação pedagógica o que revelam as pesquisas em educação publicadas no Brasil?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357
    Greice Denker, Andréia Roncáglio, Rita Buzzi Rausch
    338-357
  • Análise de Conceito e Análise Temática na pesquisa qualitativa em educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p358-378
    Silas Alberto Garcia , Jacques de Lima Ferreira
    358-378
  • Processo de recontextualização curricular pós-BNCC experiência de uma rede municipal de ensino

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p379-400
    Andréia Stochero Binelo, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    379-400
  • Situação juvenil no contexto da educação em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p401-422
    Tarcisio Augusto Alves da Silva, Lucas Péricles de França Pereira, Bárbara Santos Sarinho
    401-422
  • Inversão sob medida uma fusão das metodologias Sala de aula invertida e Just-in-time teaching

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p423-443
    Rafael Camargo, Everton Bedin
    423-443
  • “Vendo” imagens visualidades na cultura e na educação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p444-460
    Lucas Men Benatti, Teresa Kazuko Teruya
    444-460