A contribuição da transdisciplinaridade para a construção de um olhar multidimensional

uma análise a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p21-41

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Prática docente, Alfabetização

Resumo

Esse artigo apresenta uma abordagem sobre os pilares epistemológicos que constituem a metodologia transdisciplinar: complexidade; níveis de realidade; e terceiro incluído, tendo como objetivo analisar, a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Imperatriz/MA, possíveis indícios de transdisciplinaridade no ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com utilização de uma abordagem qualitativa, os dados foram gerados por meio de observação direta e produção de diário de campo, tendo como foco principal a prática docente de quatro professoras alfabetizadoras. Os apontamentos finais resultantes das análises dos dados demonstraram a existência de indícios de uma metodologia transdisciplinar nas práticas docentes observadas, a qual, embora ainda desenvolvida de modo inconsciente, está chegando ao ambiente escolar

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

LEAL DE SOUSA, Dijan; DE PINHO, Maria José; MARINHO DOS SANTOS, Eloiza. A contribuição da transdisciplinaridade para a construção de um olhar multidimensional: uma análise a partir do fazer docente de professoras alfabetizadoras. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 21–41, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p21-41. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14114. Acesso em: 24 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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