A ‘emergência’ das pesquisas sobre o início da carreira docente em química

Autores

  • Graziele Borges de Oliveira Pena Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA)
  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p103-127

Palavras-chave:

Início da carreira docente, Professores iniciantes de Química, Formação docente

Resumo

O início da carreira docente é uma fase importante e permeada por tensões, insegurança, medo e isolamento que influenciam tanto a prática e o habitus professoral (consolidação de vícios, traumas e modos de ser e estar) quanto a permanência na profissão. Neste artigo pretende-se discutir os principais aspectos que permeiam os anos iniciais da carreira docente em Química, visto que esta é uma linha de pesquisa que necessita de maior divulgação entre formadores de professores e a comunidade escolar, os quais desempenham papel fundamental de apoio pessoal e profissional aos professores principiantes. Além disso, acredita-se que cabe às licenciaturas fornecer subsídios - teóricos e práticos - que deem sustentação para a reflexão-ação dos docentes em início de carreira. É essa segurança teórica, pautada na reflexão de qualidade e crítica, que permite ao recém-formado assumir que teoria e prática são indissociáveis, assim como controlar e encarar melhor situações adversas, emoções e dilemas vivenciados nesse período.

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Biografia do Autor

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA)

Professora Adjunta desde 2010, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA) - Instituto de ciências Exatas e da Terra (ICET) do Curso de Química Licenciatura. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá. Doutora em Química (2018) pelo Departamento de Química de Pós-Graduação da UFG na área de concentração de Ensino de Química. Mestre em Química (2010) pelo Departamento de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de concentração de Ensino em Química com ênfase na Formação Docente. Possui Graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado (2004) pela UFU. Pesquisadora na área de Ensino de Química. Subáreas: Formação Docente, Início da Carreira Docente, Programas de Inserção à docência, História e Epistemologia da Ciência, Epistemologia do Conhecimento profissional Docente em Química, Desenvolvimento do PCKC, Profissionalização da carreira docente, Teoria de Aprendizagem e Currículo. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa GPEQA - Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia e membro do Grupo de Pesquisa NECSus: Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades. Atua e atuou como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão (PAPIC (Programa de Acompanhamento de Professores em Início de carreira) e PAPIC/Química (Programa de Acompanhamento de Professores de Química em início de carreira), orientadora de alunos de extensão (editais PBEXT e EXT), Mulheres Cientistas. Foi coordenadora geral do XVIII ECODEQ - Encontro de Debates do Centro-Oeste sobre o Ensino de Química. Orientadora de alunos de pesquisa (PIBIC), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Licenciatura em Química da UFMT/CUA, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química do Araguaia - LaPEQuiA. Atuou como professora de Química da Educação Básica e Ensino Técnico (2005-2008). Atuou na indústria (2004-2005).

 

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Thiago Henrique Barnabé Corrêa , Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Sorocaba, supervisionado pelo Prof. Dr. Marcos Reigota (PPGE/UNISO). Mestre em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba. Realizou aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior na Universidad Nacional de La Plata, Argentina (2018). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atua na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), além de ocupar o cargo de Coordenador dos Programas Lato Sensu e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Substituto. Integrante da Red internacional académica Verano TIC, como coordenador representante do Brasil; e, da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ (2021 - Atual). É presidente/criador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ (2014 - Atual) e editor da revista Educação Química en Punto de Vista - EQPV (2017 - Atual). Pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: 'Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem' (UFTM) e 'Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia - GPEQA (UFMT). Atuou como coordenador do curso de Licenciatura em Química da UFTM (07/2015 - 06/2017); coordenador do subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (10/2015 - 06/2017); diretor de Extensão Universitária (06/2017 - 05/2018); diretor de Desenvolvimento Cultural (05/2018 - 08/2018); e, Pró-Reitor de Extensão Universitária (08/2018 - 08/2019). É autor/co-autor de artigos, capítulos e livros em cooperações nacionais e internacionais, além de ser revisor de diversos periódicos científicos. Participou da comissão avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático: PNLD Ciências (2017) e PNLD Química (2018).

 

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

PENA, Graziele Borges de Oliveira; CORRÊA , Thiago Henrique Barnabé. A ‘emergência’ das pesquisas sobre o início da carreira docente em química. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 103–127, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p103-127. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13048. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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