Construção da identidade docente
nuances que se revelam em projetos pedagógicos para formação de professores de química
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p66-86Palavras-chave:
Licenciatura em Química, Proposta Pedagógica, Dimensões Formativas, Identidade DocenteResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutoramento que pesquisou sobre os modos de organização de cursos de formação de professores de Química no Estado de Minas Gerais, tomando como base dimensões formativas necessárias ao desenvolvimento profissional e ao trabalho docente. No presente texto, enfocamos a ‘dimensão conceitual básica e disciplinar’ e a ’dimensão instrumental, técnica e prática’ a fim de delinear o perfil dos cursos de Licenciatura em Química estudados e fazer inferências sobre as possibilidades e necessidades formativas que abarcam a construção da identidade profissional docente. Para tanto, analisamos os projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Química de três universidades públicas federais do referido Estado, no que tange a organização de suas propostas pedagógicas e de suas matrizes curriculares. Identificamos que um dos cursos apresenta a tendência de ofertar uma formação de professores com características bacharelizantes, reverberando em restrições à construção da identidade docente. Já os outros dois cursos, apesar da necessidade de alguns ajustes em suas propostas pedagógicas, propiciam a constituição da identidade profissional dos professores de Química.
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